Cabra-Cega - Toni Venturi + Biografia
Cabra-Cega - Toni Venturi
Postado em 4/7/2013
Cabra-Cega - Brasil - 2004
Direção - Toni Venturi
Roteiro - Fernando Bonassi e Victor Navas (argumento), Di Moretti (roteiro), Roberto Moreira (idéia).
Gênero - drama
Duração - 107 minutos
Elenco - Débora Duboc, Jonas Bloch, Leonardo Medeiros, Michel Bercovitch, Bri Fiocca, Milhem Cortaz.
Sinopse - Tiago e Rosa são dois jovens militantes da luta armada, que sonham com uma revolução social no Brasil. Após ser ferido por um tiro, em uma emboscada feita pela polícia, Tiago precisa se esconder na casa de Pedro, um arquiteto simpatizante da causa. Thiago é o comandante de um "grupo de ação" de uma organização de esquerda, que está no momento debilitada e estuda um retorno à luta política. Rosa é o contato de Tiago com o mundo, sendo agora ainda mais importante por estar ferido. Com o passar do tempo Tiago passa a ficar preocupado com a segurança deles, adotando um comportamento estranho e colocando dúvidas em Pedro se ele não seria um traidor.
Curiosidades - Recebeu cinco Candangos de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (Leonardo Medeiros), Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte no Festival de Brasilia, além do Prêmio Especial pela pesquisa histórica.
Comentário - Provavelmente o melhor filme sobre a ditadura militar dos anos 60. "Cabra Cega" mostra o dia a dia de um combatente de esquerda e as angústias e esperanças dos jovens da época. A direção de arte é impecável, desde cenários, passando pelos objetos e músicas da época. Em época de agitação política no Brasil, onde alguns chegam a pregar a volta dos militares ao poder, o filme serve como lembrança deste período em que a liberdade dos brasileiros era limitada.
Nota - 8
Toni Venturi
Morou no Canadá de 1976 até 1984, onde se graduou Bacharel em Artes Fotográficas - Cinema, pela University Of Ryerson, em 1984. Também formou-se em Comunicação Social - Cinema pela Universidade São Paulo, em 1987. No Brasil, fez o curso secundário no Ginásio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha, em São Paulo, que compunha uma rede de escolas experimentais mantida pela pedagoga Maria Nilde Mascelani e extinta pela ditadura militar.
Dirigiu o documentário "O Velho - A História de Luiz Caros Prestes" em 1997, e depois seguiram-se "Latitude Zero"(01), "Cabra Cega"(04) , "Rita Cadillac : A Lady do Povo"(07), "Estamos Juntos" (11) e "A Divina Comédia"(16).
Comentários
Postar um comentário