Aquiles e a Tartaruga - Takeshi Kitano + Biografia

Aquiles e a Tartaruga - Takeshi Kitano 


Postado em 27/4/2013 




Akiresu to Kame  -  Japão  -  2008

Direção - Takeshi Kitano

Roteiro - Takeshi Kitano

Gênero - drama - comédia

Duração - 119 minutos

Elenco - Takeshi Kitano, Kanako Higuchi, Yurei Yanagi, Kumiko Asô.

Sinopse - Desde criança, Machisu, filho de um rico colecionador, sonha em ser pintor. Obstinado, mas sem talento algum, o menino passa os dias pintando. Quando o pai morre, Machisu trabalha duro para entrar em uma escola de arte, onde conhece gente como ele e recebe suas primeiras críticas negativas. No amor de Sachiko, encontra força para seguir em frente. Casa, tem uma filha e continua pintando com a ajuda da esposa. Já velho, Machisu ainda não conseguiu vender um quadro, mas suas tentativas de obter reconhecimento só se intensificam.

Curiosidades - O Paradoxo de Aquiles e a tartaruga : Aquiles, o lendário grego de "pés alados", e a Tartaruga apostam uma corrida de 100 metros. Como Aquiles é 10 vezes mais rápido que a tartaruga, esta recebe a vantagem de começar a corrida 80 metros na frente da linha de largada. Enquanto Aquiles percorre os 80 metros que o separam da tartaruga, esta percorre 8 metros e continua na frente. Enquanto que ele percorre esses 8 metros, a tartaruga percorre mais 8 decímetros e continua na frente. Enquanto Aquiles percorre esses 8 decímetros, a tartaruga percorre 8 centímetros. Enquanto ele percorre esses 8 centímetros, a tartaruga percorre mais 8 milímetros e continua na frente. E assim sucessivamente, de forma que Aquiles nunca alcança a tartaruga.

Comentário - Um emocionante e melancólico filme que mostra a busca de um sonho de um pintor, que mesmo sem talento, jamais desiste e acaba se tornando vítima dos padrões estéticos impostos pelo meio artístico. Takeshi usa o fracasso e as fragilidades para refletir sobre os limites humanos em busca das realizações pessoais. Além do habitual uso de cores vivas e belas, Takeshi consegue em apenas um corte, variar do tom dramático para o cômico e vice-versa.

Nota - 8



                                                                                         





Takeshi Kitano



  Kitano Takeshi - Tóquio, 18 de janeiro de 1947.

Kitano estudava para ser engenheiro quando foi expulso da escola por mau comportamento. Entrou no show busines em 1972, com o nome de Beat Takeshi e foi um dos principais nomes da comédia stand-up.
Iniciou sua carreira de diretor em 1989 com o filme "Violent Cop" e ganhou reconhecimento internacional com seu filme "Hana-Bi - Fogos de Artifício"(97), vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza. Em 2000, realizou "Brother" seu primeiro filme rodado fora do Japão.
Contrastando filmes de violência com filmes de extrema sensibilidade como "O Mar Mais Silencioso Daquele Verão"(91) e "Verão Feliz"(99). "Dolls"(02) é seu décimo filme e o primeiro filme em que apenas dirige e não atua. Depois vieram "Zatoichi"(03), "Glória de um Cineasta"(07), "Aquiles e a Tartaruga"(08), "Outrage"(10), "Ryuzo e Seus Sete Capangas"(15) entre outros. Kitano é também um talentoso cartunista e pintor, o que explica o belíssimo uso de cores em seus filmes.
Depois de 40 anos de carreira, Kitano continua sendo uma das personalidades mais populares do Japão, participando de 5 programas semanais na TV, além de escrever romances, ensaios e poesias.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks