A Tortura do Silêncio - Alfred Hitchcock
A Tortura do Silêncio - Alfred Hitchcock
Postado em 6/5/2013
I Confess - EUA - 1953
Direção - Alfred Hitchcock
Roteiro - Paul Anthelme, George Tabori e William Archibald.
Gênero - suspense - romance
Duração - 95 minutos
Elenco - Montgomery Clift, Anne Baxter, Karl Malden, Brian Aherne, O.E. Hasse.
Sinopse - O filme conta a história de Otto Kelar, que trabalha como zelador em uma igreja católica e faz também serviços de jardinagem. Certa vez ele aproveitou-se de uma casa vazia e decidiu realizar um assalto, porém foi pego pelo proprietário e teve que matá-lo. Kelar confessa seu crime ao padre Logan, que não pode revelar à polícia. As investigações apontam o padre como um possível suspeito e Logan tem um plano de como mostrar à polícia o verdadeiro assassino sem ter que dizê-lo.
Curiosidades - Baseado na peça "Nos Deux Consciences", de Paul Anthelme.
- No texto original, o padre era enforcado. Essa cena foi cortada para evitar a ira dos censores.
- Em entrevista concedida a François Truffaut, Hitchcock disse que ficou tão impressionado com a atuação de Anita Björk em "Senhorita Júlia" (1951) que a contratou para este filme. No entanto, quando ela chegou a Hollywood, ela trouxe seu namorado e sua filha. Como eles não eram casados, a Warner insistiu que Hitchcock achasse outra atriz para o papel de Ruth Grandfort, que acabou sendo Anne Baxter.
- Hitchcock pode ser visto na cena logo após os letreiros iniciais, à direita, andando no alto de uma escadaria.
Comentário - Um filme menos conhecido de Hitchcock que trata sobre um assassinato e um segredo revelado no confessionário. Com um roteiro excelente e a brilhante direção, o filme prende a atenção, mantendo o clima de suspense em toda sua linear narrativa. A fotografia em preto-e-branco é belíssima, destacando os cenários da cidade de Quebec, e as atuações de Karl Malden e Montgomery Clift são o ponto alto de "A Tortura do Silêncio".
Nota - 7,5
Comentários
Postar um comentário