A Tortura do Medo - Michael Powell + Biografia
A Tortura do Medo - Michael Powell
Postado em 7/5/2013
Peeping Tom - Reino Unido - 1960
Direção - Michael Powell
Roteiro - Leo Marks (estória e roteiro).
Gênero - suspense - terror
Duração - 101 minutos
Elenco - Karlheinz Böhm, Moira Shearer, Anna Massey, Maxine Audley, Brenda Bruce.
Sinopse - Mark Lewis é foquista num estúdio britânico. Obcecado em capturar a expressão de medo no rosto das pessoas, ele assassina mulheres para deixar tudo devidamente registrado em filme. Quando criança, Lewis foi usado pelo pai num estudo sobre psicologia do terror, sendo submetido a cruéis experiências. Agora ele planeja montar um documentário com as doentias imagens que vem produzindo durante os crimes.
Curiosidades - Conhecido como o filme que destruiu a carreira do diretor Michael Powell - ainda que ele tenha dirigido mais cinco longas e algumas séries de televisão depois.
Comentário - Na época de seu lançamento, o filme foi duramente criticado e crucificado pelos críticos devido ao seu conteúdo violento e sexual, só sendo devidamente reconhecido muitos anos depois devido a sua influência sobre diretores renomados. O filme retrata as tendências psicóticas de um operador de câmeras que assassina suas vítimas ao mesmo tempo em que as filma. A maneira que Powell conduz a narrativa, nos faz sentir compaixão pelo protagonista ao sabermos de sua traumática relação com o pai. Belas cores em tons fortes dão ao filme um clima ainda mais assustador, assim como os enquadramentos e o magistral uso das luzes.
Nota - 8,5
Michael Powell
Michael Powell - Kent, Inglaterra - 30 de setembro de 1905 - 19 de fevereiro de 1990.
Ao visitar seu pai, um hoteleiro da Riviera Francesa, conseguiu um emprego em Nice como assistente no filme "Mare Nostrum"(26), de Rex Ingram. Mais tarde trabalhou em Elstree e acabou se tornando diretor e escritor de curtas. Construiu sua reputação com "The Edge of the World"(37).Com Emeric Pressburguer criou a parceria mais criativa do cinema britânico, começando com "The Spy in Black"(39) e progredindo com ótimos trabalhos como "O Ladrão de Bagdá"(40), "Paralelo 49"(41), "Coronel Blimp - Vida e Morte"(43), "Um Conto de Canterbury"(44), "Sei Onde Fica o Paraiso"(45) e "Neste Mundo e no Outro"(46). Após "Narciso Negro"(47) e "Os Sapatinhos Vermelhos"(48), fizeram "De Volta ao Pequeno Apartamento"(49) e a ousada fusão de ópera, ballet e arte, "Os Contos de Hoffmann"(52). A parceria terminou após "A Batalha do Rio da Prata"(56) e, em1960, a reação ao seu controvertido suspense psicológico "A Tortura do Medo", destruiu sua reputação.
Foi um dos mais originais artistas do cinema britânico e inspirou grandes cineastas como Coppola, Spielberg e Scorsese. Faleceu aos 84 anos, vítima de câncer.
Comentários
Postar um comentário