A Ponte do Rio Kwai - David Lean
A Ponte do Rio Kwai - David Lean
Postado em 1/12/2013
The Bridge on the River Kwai - EUA/Inglaterra - 1957
Direção - David Lean
Roteiro - Pierre Boulle, Michael Wilson e Carl Foreman.
Gênero - guerra - drama
Duração - 161 minutos
Elenco - Alec Guinness, William Holden, Jack Hawkins, André Morell, Sessue Hayakawa.
Sinopse - Depois de liquidar suas diferenças com o comandante de um campo de prisioneiros japonês, um coronel britânico coopera para supervisionar seus homens na construção de uma ponte ferroviária para os seus captores - enquanto permanece alheio aos planos dos Aliados para destruí-la.
Curiosidades - Alec Guinness inicialmente recusou o papel do coronel Nicholson, dizendo: "Eu não posso imaginar alguém querendo assistir a um coronel britânico durão por duas horas e meia." Ele também entrou em choque com David Lean, quando eles fizeram "Oliver Twist".
- Há muitos rumores sobre o elenco do filme, mas a maioria das fontes afirmam que Charles Laughton era a escolha original para o papel do coronel Nicholson em "A Ponte do Rio Kwai". Laughton recusou o papel, pois ele não sabia como interpretá-lo de maneira convincente por não entender as motivações do personagem. Ele disse que só entendeu o personagem depois de ver o filme completo e o desempenho de Alec Guinness como o Coronel Nicholson.
- Howard Hawks foi convidado para dirigir, mas recusou. Após o fracasso de bilheteria de "Terra dos Faraós", ele não queria mais um fracasso em sequência, e pensou que os críticos gostariam do filme, mas o público não se interessaria. Uma preocupação em especial foi os papéis de todos os personagens machões.
- Baseado no romance de Pierre Boulle "Le Pont de la Rivière Kwai de 1952.
- O filme foi rodado no Sri Lanka, com umas poucas cenas feitas na Inglaterra.
- Enquanto no filme os prisioneiros construíram a ponte em dois meses, a empresa britânica contratada cobrou 250 mil dólares para construí-la e levou oito meses para finalizá-la, usando 500 trabalhadores e 35 elefantes.
- Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Alec Guinness), melhor fotografia, Melhor edição, melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora.
- Globo de Ouro de de melhor filme - drama, melhor diretor e melhor ator - drama (Alec Guinness).
Comentário - David Lean criou mais um espetáculo visual, com um filme de guerra que discute a coragem, o respeito e a honra. Com três personagens antagônicos e marcantes, representados com atuações magníficas, o filme conta com imagens inesquecíveis como a destruição da ponte. Mas o mais memorável, é sem dúvida a marcha "the Colonel Bogey March", assobiada durante a marcha dos soldados.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário