A Pantera Cor-de-Rosa - Blake Edwards + Henry Mancini
A Pantera Cor-de-Rosa - Blake Edwards
Postado em 29/5/2013
The Pink Panther - EUA/Reino Unido - 1963
Direção - Blake Edwards
Roteiro - Maurice Richlin e Blake Edwards.
Gênero - comédia - policial
Duração - 115 minutos
Elenco - Peter Sellers, David Niven, Robert Wagner, Capucine, Claudia Cardinale, Brenda De Banzie.
Sinopse - Ao chegar a uma estação de esqui na Suíça com uma gema preciosa conhecida como a "Pantera Cor-de-Rosa", a Princesa Dahla conhece o sofisticado Sir Charles, sem desconfiar que ele é um famoso ladrão de jóias conhecido como "o Fantasma"! Entra em cena o Inspetor Jacques Clouseau, o policial mais desastrado que já tropeçou em um vaso. Será que ele é capaz de impedir que Sir Charles deixe a princesa sem seu diamante? Ou será que o Fantasma conseguirá roubar a jóia e deixar Clouseau de mãos vazias?
Curiosidades - Apesar da pantera cor-de-rosa do título se referir uma jóia, nos créditos de abertura do filme há um desenho animado protagonizado pelo personagem Pantera Cor-de-Rosa, que acabou ganhando série própria na TV.
- Para emagrecer o suficiente para interpretar o Inspetor Clouseau, Peter Seller tomou pílulas de dieta durante quase um ano.
- Como Cláudia Cardinale não falava inglês, suas falas foram inteiramente dubladas.
- Refilmado como "A Pantera Cor-de-Rosa" (06), com Steve Martin no papel de Inspetor Clouseau.
- Este é o 1º de 11 filmes relacionados ao personagem Jacques Clouseau. Os demais foram "Um Tiro no Escuro" (64), "Inspector Clouseau" (68), "A Volta da Pantera Cor-de-Rosa" (75), "A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa" (76), "A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa" (78), "A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa" (82), "A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa" (83), "O Filho da Pantera Cor-de-Rosa" (93), "A Pantera Cor-de-Rosa" (06) e "A Pantera Cor-de-Rosa 2" (09).
Comentário - Considerada uma das melhores comédias da década de 1960, "A Pantera Cor-de-Rosa" tem como ponto alto o personagem Inspetor Clouseau, Peter Selles conseguiu dar vida a um dos personagens mais engraçados e carismáticos do cinema, totalmente atrapalhado, ineficaz e adorável. Com um elenco de grandes nomes do cinema, o filme é uma sucessão de trapalhadas protagonizadas por Clouseau, a música tema de Henry Mancini é uma das mais marcantes da história.
Nota - 8,5
Henry Mancini
Além do tema de "A Pantera Cor-de-Rosa"(63) e da balada "Moon River" de "Bonequinha de Luxo"(61), Mancini gravou mais de 90 discos, recebeu 20 Grammies dentre suas 72 indicações e quatro Oscars dentre 18 indicações.
Filho de imigrantes italianos, estudou música na Julliard antes de entrar para a orquestra de Glenn Miller como pianista e arranjador.
Entrou para o cinema como arranjador de "Música e Lágrimas"(54), pelo qual obteve sua primeira indicação ao Oscar, e depois trabalhou em "The Benny Goodman Story"(56). Criou a música intensa e percussiva para "A Marca da Maldade"(58), de Orson Welles, e fez a trilha sonora de "Peter Gunn" para Blake Edwards, iniciando uma parceria que iria englobar 26 filmes, incluindo as trilhas de "Vicio Maldito"(62), "A Corrida do Século"(65) e "Mulher Nota 10"(79).
Seu maior sucesso foi alcançado com o solo instrumental do tema romântico de "Romeu e Julieta" e ele escreveu as inesquecíveis músicas de "Hatari!"(62), "Charada"(63) e "Um Caminho Para Dois"(67).
Com uma vida praticamente toda dedicada à arte, à divulgação e ao ensino do melhor da Música popular, Henry Mancini morreu aos setenta anos de câncer no pâncreas, em Beverly Hills, Los Angeles, na Califórnia, em junho de 1994.
Comentários
Postar um comentário