A Onda - Dennis Gansel
A Onda - Dennis Gansel
Postado em 26/9/2013
Die Welle - Alemanha - 2008
Direção - Dennis Gansel
Roteiro - Todd Strasser (romance), Dennis Gansel e Thorwarth (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 101 minutos
Elenco - Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich.
Sinopse - Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.
Curiosidades - Baseado no romance "The Wave" de Todd Strasser (sob o pseudônimo de Morton Rhue), uma história de ficção, mas que foi baseada em fatos reais. Em abril de 1967, em uma escola de ensino médio em Palo Alto, na Califórinia, o professor Ron Jones fez o experimento mostrado no filme com os seus alunos, e o chamou de "Third Wave".
- A peça que os estudantes estão repetindo no filme é de Friedrich Durenmatt. Nessa peça, uma senhora é exilada de sua cidade pelos moradores, e volta alguns anos depois, quando ela perde seu marido, e herda dele sua fortuna. Ela consegue sua vingança ao liderar um grupo de pessoas para matar o seu antigo amor que não a ajudou quando ela estava sendo mandada embora da cidade. Um dos temas dessa peça é de como as pessoas perdem sua personalidade em um grupo. Uma clara alusão ao que acontece na sala de aula do professor, que mostra como é fácil perder a personalidade dentro de um grupo.
Comentário - O filme é um interessante estudo sobre a vulnerabilidade do jovem em se deixar influenciar por idéias, em troca de sua socialização em um grupo. Baseado em um fato real, o filme mostra o envolvimento de vários jovens em uma ideologia fascista, influenciados por um professor que na verdade é totalmente contra a ideologia mas que também acaba se envolvendo. "A Onda" serve como uma reflexão sobre o poder de influência da mídia sobre as pessoas, sobretudo sobre os jovens que estão no processo de formação de caráter. Com uma direção segura e excelente trilha-sonora, o teor reflexivo do filme chega a ser didático para a educação dos jovens.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário