A Grande Guerra - Mario Monicelli + Alberto Sordi
A Grande Guerra - Mario Monicelli
Postado em 9/5/2013
La Grande Guerra - Itália/França - 1959
Direção - Mario Monicelli
Roteiro - Luciano Vincenzoni (estória e roteiro), Mario Monicelli, Agenore Incrocci, Carlo Salsa e Furio Scarpelli (roteiro).
Gênero - guerra - drama
Duração - 137 minutos
Elenco - Alberto Sordi, Vittorio Gassman, Silvana Mangano, Folco Lulli, Bernard Blier, Romolo Valli.
Sinopse - Itália, 1916. Os jovens Oreste e Giovanni são convocados para se alistar no exército, para lutar na Primeira Guerra Mundial. Os dois fazem de tudo para escapar dessa obrigação. Porém, eles acabam no front de guerra e se veem encarregados de uma missão decisiva.
Curiosidades - Vencedor do Leão de Ouro em Veneza (1959).
- Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Comentário - Um dos principais filmes anti-guerra ja realizados, é uma ferina e sarcástica crítica às guerras e ao exército italiano. Mostra um exército confuso e atrapalhado, o que gerou algumas críticas de parte dos italianos. Com cenas memoráveis e excelentes atuações de Sordi e Gassman, além da presença magnifica de Silvana Mangano.
Nota - 9
Alberto Sordi
Em uma carreira que se estendeu por sete décadas, Sordi se estabeleceu como um ícone do cinema italiano, com suas habilidades de representação, tanto na comédia como no drama. Sua carreira no cinema começou no final de 1930, com pequenos papéis e personagens secundários em filmes de guerra.
Depois da II Guerra, trabalhou como dublador de Oliver Hardy na série "O Gordo e o Magro". Trabalhou com Federico Fellini em "Abismo de um Sonho"(52) e "Os Boa-Vidas"(53). Em 1959, apareceu em "A Grande Guerra" de Mario Monicelli. Ganhou o Globo de Ouro de melhor ator em musical ou comédia em 1963 por "Il Diávolo".
Sordi também conseguiu papéis dramáticos, mais notavelmente em 1977 em "Um Burguês Muito Pequeno", no qual ele interpreta um idoso, cujo filho é morto em um assalto à mão armada, e prepara-se para se vingar.
Atuou em cerca de 150 filmes ao longo de sua carreira, onde se destacam: "Um Americano em Roma"(54), "Um Herói de Nosso Tempo"(55), "Adeus às Armas"(57), "O Médico e o Charlatão"(57), "Veneza a Lua e Você"(58), "Uma Vida Difícil"(61), "O Mafioso"(62), "Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras"(65), "As Três Faces de Uma Mulher"(65), "As Bruxas"(67), "Perdidos na África"(68), "Meu Amor Me Ajude"(69), "Roma de Fellini"(72), "Semeando a Ilusão"(72), "Os Novos Monstros"(77), "Onde Passaremos as Férias?"(78), "A História de um Jovem Homem Pobre"(95) e "Encontros Proibidos"(98).
Sordi morreu pouco antes de seu octagésimo terceiro aniversário depois de um ataque cardíaco. Uma multidão superior a um milhão se reuniu para prestar suas últimas homenagens.
Comentários
Postar um comentário