A Grande Feira - Roberto Pires
A Grande Feira - Roberto Pires
Postado em 7/6/2013
A Grande Feira - Brasil - 1961
Direção - Roberto Pires
Roteiro - Roberto Pires (roteiro e argumento), Rex Schindler (argumento).
Gênero - drama - romance
Duração - 91 minutos
Elenco - Antonio Pitanga, Geraldo Del Rey, Helena Ignez, Luisa Maranhão, Milton Gaucho.
Sinopse - Uma empresa imobiliária ameaça de despejo os feirantes de Água de Meninos, em Salvador, que se organizam para resistir. Um marinheiro se vê envolvido nessa luta e se divide entre o amor de Maria da Feira, irmã de um bandido, e de Ely, moça da alta sociedade.
Curiosidades - Roberto Pires é personalidade fundamental para a história do cinema baiano. Inventor e mestre da narrativa, foi um exímio cultor do thriller policial. Pioneiro, Pires rodou ainda o primeiro longa-metragem baiano, "Redenção" de 1958.
Comentário - Um dos filmes do Ciclo Baiano de Cinema, "A Grande Feira" é uma amarga crônica sobre a cidade de Salvador que retrata a desapropriação de uma popular feira devido à um empreendimento imobiliário. Paralelo a isso, ocorre um romance entre um casal de classes sociais diferentes. Com características do que seria o Cinema Novo, foi filmado em locações reais e luz natural. O uso da trilha-sonora e a fotografia são destaques, além da presença da jovem miss Bahia, Helena Ignês.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário