A Cruz de Ferro - Sam Peckinpah
A Cruz de Ferro - Sam Peckinpah
Postado em 9/11/2013
Cross of Iron - Alemanha/Reino Unido - 1977
Direção - Sam Peckinpah
Roteiro - Willi Heinrich (romance), Julius J. Epstein, James Hamilton, Walter Kelley (roteiro).
Gênero - guerra - drama
Duração - 132 minutos
Elenco - James Coburn, Maximilian Schell, James Mason, David Warner, Senta Berger.
Sinopse - Um grupo de soldados alemães luta para sobreviver aos ataques soviéticos no front da Segunda Guerra Mundial. Eles retornam à base para encontrar o novo comandante, um tradicional oficial prussiano que busca apenas uma coisa: a Cruz de Ferro, para manter a honra de sua família. O filme mostra também o conflito entre o sargento Steiner e o coronel Brandt, que descobrem que seus instintos de guerra são maiores que os instintos de sobrevivência.
Curiosidades - Baseado no livro "Das geduldige Fleisch", de Willi Heinrich.
- Os soldados russos entoam uma canção iugoslava, pois os atores eram iugoslavos e não conheciam músicas russas. Ninguém da equipe percebeu, e a cena ficou assim.
- A Cruz de Ferro foi uma condecoração militar do Reino da Prússia, e posteriormente do Império Alemão, do Terceiro Reich e da atual Alemanha, instituída pelo rei Frederico Guilherme III e concedida pela primeira vez em 10 de março de 1813 em Breslau. Foi de grande honraria militar, instítuida nas Guerras Napoleônicas, reinstituída do Império Alemão, sendo entregue em guerras importantes como na Guerra Franco-Prussiana e na Primeira Guerra Mundial. Só voltou a ser usada na Segunda Guerra Mundial sob o Terceiro Reich Alemão. A cruz de ferro não é atribuída desde maio de 1945 e é uma condecoração exclusiva de tempos de guerra.
Comentário - Peckinpah mostra os dramas da II Guerra Mundial pela ótica dos soldados alemães, retratando-os de maneira humana mostrando que eles também eram vítimas dos senhores da guerra e que o sofrimento aconteceu para os dois lados. Um clássico antibelicista ao estilo do diretor, onde não faltam cenas violentas, cruéis e marcantes. James Coburn em sua melhor atuação da carreira.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário