Zorba, o Grego - Mihalis Kakogiannis
Zorba, o Grego - Mihalis Kakogiannis
Postado em 6/11/2012
Alexis Zorbas - Grécia/EUA/Inglaterra - 1964
Direção - Mihalis Kakogiannis
Roteiro - Nikos Kazantzakis (romance), Mihalis Kakogiannis (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 142 minutos
Elenco - Anthony Quinn, Alan Bates, Irene Papas, Lila Kedrova.
Sinopse - A história de um homem simples cuja forma de amar a vida é um ensinamento aos seus amigos. Basil é um inglês em crise que vai a Grécia receber uma pequena herança, e lá conhece Zorba, um senhor de meia-idade cheio de alegria. Zorba vai ensinando a Basil um novo jeito de ver e levar a vida, curtindo os prazeres do mundo e as coisas como são.
Curiosidades - Baseado no livro homônimo de Nikos Kazantzakis.
- Recebeu 3 Oscar em 1965: atriz coadjuvante (Lila Kedrova), fotografia e direção de arte.
- O filme foi rodado na ilha grega de Creta. Lugares específicos incluem a cidade de Chania, a região de Apokoronas e a península de Akrotiri. A famosa cena onde o personagem interpretado por Quinn dança o Sirtaki foi rodada na praia do vilarejo de Stavros.
- Como havia quebrado o pé durante as filmagens de "Zorba, o Grego", o ator Anthony Quinn não pôde fazer a cena da dança na praia conforme estava escrito no roteiro, que previa muitos movimentos. Apesar disto, Quinn rodou a cena, arrastando o pé machucado. Após o término desta filmagem, o diretor Michael Cacoyannis perguntou-lhe que dança era aquela e Quinn inventou na hora um nome e disse que ela era tradicional.
"A vida é procurar encrencas; só a morte é sossego"
Comentário - Existem filme que contribuem para o mundo ser melhor, e "Zorba, o Grego" é um deles. Com magnífica atuação de Anthony Quinn, magistral trilha-sonora, soberba fotografia e direção de arte e com cenas inesquecíveis, em destaque a cena da dança, mais que um belo e comovente filme, "Zorba, o Grego" é uma lição de vida.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário