Zero de Conduta - Jean Vigo
Zero de Conduta - Jean Vigo
Postado em 23/10/2012
Zéro de Conduite: Jeunes Diables au Collège - França - 1933
Direção - Jean Vigo
Roteiro - Jean Vigo
Gênero - drama - comédia
Duração - 41 minutos
Elenco - Louis de Gonzague, Raphaël Diligent, Jean Dasté, Robert le Flon.
Sinopse - Um grupo de quatro meninos se rebela contra o sistema repressivo e as rígidas regras de um colégio interno francês em um dia festivo. Um verdadeiro ato de rebelião é instaurado na escola, e ganha ares de surrealidade, resultado das leituras libertárias da infância. Os quatro diabinhos (subtítulo do filme: Diabinhos na Escola) acabam sendo bem sucedidos na rebelião e depois triunfam em um telhado, parecendo prontos a alçar vôo.
Curiosidades - Só foi liberado pela censura francesa depois da Segunda Guerra Mundial.
- Depois de 77 anos da morte de Jean Vigo, sua filha e o crítico de filmes Luce Vigo aceitaram em 2011 um prêmio do Instituto Parajanov-Vartanov (nomeado assim por causa dos cineastas Sergei Parajanov e Mikhail Vartanov) que fizeram uma homenagem póstuma à obra-prima Zero de Conduta. O vencedor do Oscar John Voight apresentou o prêmio e o também vencedor do Oscar, o diretor Martim Scorsese, mandou uma carta homenageando o trabalho de Vigo, de Paradjanov e de Vartanov, que lutaram arduamente contra a censura.
Comentário - Jean Vigo faleceu precocemente, realizou 2 curtas, 1 longa, o maravilhoso "O Atalante" e este média metragem. O filme mostra uma rebelião infantil contra uma escola opressiva com o uso de câmera lenta, truques de fotografia e animação. Usando surrealismo, humor escatológico e blasfêmia, "Zero de Conduta" mostra todo o teor de vanguardismo de Vigo.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário