Winchester`73 - Anthony Mann + James Stewart

Winchester`73 - Anthony Mann 


Postado em 27/4/2012 

                             

Winchester '73  -  EUA  -  1950

Direção - Anthony Mann

Roteiro - Robert L. Richards e Borden Chase (roteiro), Stuart N. Lake (estória).

Gênero - faroeste - ação

Duração - 92 minutos

Elenco - James Stewart, Shelley Winters, Rock Hudson, Dan Duryea, Tony Curtis.

Sinopse - Homem vence uma competição de tiro ao alvo e ganha como prêmio um rifle Winchester '73, que é posteriormente roubado. Cabe a ele então seguir o rastro do bandido para recuperar a arma, ao mesmo tempo em que tenta encontrar o homem contra o qual quer vingança.

Curiosidades   - Primeiro dos cinco faroestes dirigidos por Anthony Mann com James Stewart.
                      - James Stewart fez um acordo com a Universal, ganhando parte da bilheteria e troca de menor salário, abrindo precedente que seria normal a partir de então.

Comentário - Um faroeste clássico com cavalaria, índios, colonizadores, bandidos e muito tiroteio. Um filme violento e sombrio que revelou um novo James Stewart mais rude e amargo. Com fotografia excepcional e elenco excelente, o filme conta com imagens impressionantes como a cena em que Stewart esmaga a cabeça de Dan Duryea no bar.

Nota - 9



                                                                                          





James Stewart



James Maitland "Jimmy" Stewart  -  Indiana, 20 de maio de 1908 - Los Angeles, 2 de julho de 1997.

Trabalhou quase que continuamente de 1935 à 1978. Inicialmente representou a inocência, em "Do Mundo Nada Se Leva"(38) e "A Mulher Faz o Homem"(39), de Frank Capra, "Que Mundo Maravilhoso"(39), de W.S.Van Dyke, "Atire a Primeira Pedra"(39) e "Núpcias de Escândalo"(40), em que ganhou o Oscar de melhor ator.
Após distinguir-se na força aérea americana durante a II Guerra Mundial, conseguiu dar um novo impulso para sua carreira. "A Felicidade Não Se Compra"(46) foi contrabalançado por "Sublime Devoção"(48), além de papéis de durão em faroestes como "Winchester `73"(50) e "Um Certo Capitão Lockhart"(55). Trabalhou com Hitchcock em "Festim Diabólico"(48), "Janela Indiscreta"(54), "O Homem  que Sabia Demais"(56) e "Um Corpo que Cai"(58), e fez heróis populares em "Música e Lágrimas"(54) e "A Águia Solitária"(57). Apenas filmes como "Meu Amigo Harvey"(50) e "Sortilégio do Amor"(58) mostraram seu talento para a comédia. Fez também "O Maior Espetáculo da Terra"(52), "E o Sangue Semeou a Terra"(52), "Anatomia de um Crime"(59), "O Homem que Matou o Facínora"(62), "A Conquista do Oeste"(62), "O Último Pistoleiro"(76) e "Aeroporto 77"(77), Recebeu um Oscar especial por "50 anos de desempenhos significativos". Stewart morreu com 89 anos em sua casa em Beverly Hills, de embolia pulmonar.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks