Winchester`73 - Anthony Mann + James Stewart
Winchester`73 - Anthony Mann
Postado em 27/4/2012
Winchester '73 - EUA - 1950
Direção - Anthony Mann
Roteiro - Robert L. Richards e Borden Chase (roteiro), Stuart N. Lake (estória).
Gênero - faroeste - ação
Duração - 92 minutos
Elenco - James Stewart, Shelley Winters, Rock Hudson, Dan Duryea, Tony Curtis.
Sinopse - Homem vence uma competição de tiro ao alvo e ganha como prêmio um rifle Winchester '73, que é posteriormente roubado. Cabe a ele então seguir o rastro do bandido para recuperar a arma, ao mesmo tempo em que tenta encontrar o homem contra o qual quer vingança.
Curiosidades - Primeiro dos cinco faroestes dirigidos por Anthony Mann com James Stewart.
- James Stewart fez um acordo com a Universal, ganhando parte da bilheteria e troca de menor salário, abrindo precedente que seria normal a partir de então.
Comentário - Um faroeste clássico com cavalaria, índios, colonizadores, bandidos e muito tiroteio. Um filme violento e sombrio que revelou um novo James Stewart mais rude e amargo. Com fotografia excepcional e elenco excelente, o filme conta com imagens impressionantes como a cena em que Stewart esmaga a cabeça de Dan Duryea no bar.
Nota - 9
James Stewart
Trabalhou quase que continuamente de 1935 à 1978. Inicialmente representou a inocência, em "Do Mundo Nada Se Leva"(38) e "A Mulher Faz o Homem"(39), de Frank Capra, "Que Mundo Maravilhoso"(39), de W.S.Van Dyke, "Atire a Primeira Pedra"(39) e "Núpcias de Escândalo"(40), em que ganhou o Oscar de melhor ator.
Após distinguir-se na força aérea americana durante a II Guerra Mundial, conseguiu dar um novo impulso para sua carreira. "A Felicidade Não Se Compra"(46) foi contrabalançado por "Sublime Devoção"(48), além de papéis de durão em faroestes como "Winchester `73"(50) e "Um Certo Capitão Lockhart"(55). Trabalhou com Hitchcock em "Festim Diabólico"(48), "Janela Indiscreta"(54), "O Homem que Sabia Demais"(56) e "Um Corpo que Cai"(58), e fez heróis populares em "Música e Lágrimas"(54) e "A Águia Solitária"(57). Apenas filmes como "Meu Amigo Harvey"(50) e "Sortilégio do Amor"(58) mostraram seu talento para a comédia. Fez também "O Maior Espetáculo da Terra"(52), "E o Sangue Semeou a Terra"(52), "Anatomia de um Crime"(59), "O Homem que Matou o Facínora"(62), "A Conquista do Oeste"(62), "O Último Pistoleiro"(76) e "Aeroporto 77"(77), Recebeu um Oscar especial por "50 anos de desempenhos significativos". Stewart morreu com 89 anos em sua casa em Beverly Hills, de embolia pulmonar.
Comentários
Postar um comentário