Vera Cruz - Robert Aldrich + Gary Cooper
Vera Cruz - Robert Aldrich
Postado em 10/9/2012
Vera Cruz - EUA - 1954
Direção - Robert Aldrich
Roteiro - Borden Chase (argumento), James R. Webb e Roland Kibbee (roteiro).
Gênero - faroeste - aventura
Duração - 94 minutos
Elenco - Burt Lancaster, Gary Cooper, Denise Darcel, Ernest Borgnine, Charles Bronson, Cesar Romero.
Sinopse - Dois mercenários viajam ao México em busca de dinheiro e aventura durante a Guerra Civil Mexicana de 1866. Eles são contratados para escoltar uma carruagem que levava uma nobre. No meio do caminho, descobrem que a carruagem está cheia de ouro e resolvem mudar os planos.
Comentário - Com personagens amorais, muitas reviravoltas, explosões e violência, Aldrich criou um faroeste crítico e divertido que influenciou Sam Peckinpah e Sergio Leone. Burt Lancaster e Gary Cooper realizam um duelo de grandes atuações e quem sai vencedor é o espectador.
Nota - 8
Gary Cooper
Considerado um dos maiores símbolos de Hollywood. Sua atuação em "Adorável Vagabundo"(36), de Frank Capra, com Barbara Stanwick, sinalizou para a América o fim da depressão e o início da era do "new deal". Ele se considerava um americano comum e, ao contrário da imagem popular, não era tão calado. De pais britânicos, estudou agronomia e foi fazendeiro antes de trabalhar como figurante em muitos faroestes mudos, como "The Thundering Herd"(25).
Virou astro em filmes falados como "Os Virginianos"(29), seguido de "Marrocos"(30), atuando ao lado de Marlene Dietrich. Além de sua inspirada atuação, que lhe rendeu um Oscar, em "Matar ou Morrer"(52), ao lado de Grace Kelly, ficaram famosas suas interpretações em "Sargento York" e em "Adeus ás Armas"(32), de Bozarge. Seu desempenho neste papel impressionou tanto o escritos Ernest Hemingway, que ele insistiu para que Gary Cooper fizesse o papel principal em "Por Quem os Sinos Dobram"(43).
Com uma carreira com aproximadamente 95 filmes, se destacam: "O Galante Mr. Deeds"(36), "Beau Geste"(39), "A Legião de Heróis"(40), "Os Inconquistáveis"(47), "Vera Cruz"(54), "Amor na Tarde"(57), "O Homem do Oeste"(58) e "A Árvore dos Enforcados"(59).
Sabendo que ele estava morrendo de câncer, a Academia lhe concedeu um Oscar especial em 1960.
Comentários
Postar um comentário