Veludo Azul - David Lynch
Veludo Azul - David Lynch
Postado em 30/10/2012
Blue Velvet - EUA - 1986
Direção - David Lynch
Roteiro - David Lynch
Gênero - suspense - policial
Duração - 120 minutos
Elenco - Kyle MacLachlan, Isabella Rossellini, Dennis Hopper, Laura Dern, Dean Stockwell, Hope Lange, Brad Dourif.
Sinopse - Jeffrey precisa abandonar a universidade para voltar a Lumberton, sua cidade natal, e substituir seu pai nos negócios da família. Chegando lá, ele encontra uma orelha decepada num terreno baldio. Insatisfeito com a atenção que o detetive Williams dedica ao caso, ele e Sandy, filha do policial, investigam a vida de Dorothy, uma cantora de clube noturno e suspeita do crime. Jeffrey envolve-se com as duas mulheres e começa a ser perseguido por Frank, um gângster sádico e de hábitos excêntricos.
Curiosidades - Em entrevistas, David Lynch disse que a cena de nudez de Dorothy foi inspirada por uma memória. Nela, ele e seu irmão estavam indo da escola para casa e passaram por uma mulher nua e desorientada que andava pela rua. Lynch disse que isso o fez chorar e ficou marcado em sua lembrança.
- Indicado ao Oscar de melhor diretor.
- Este é o 1º de 3 filmes em que o diretor David Lynch e a atriz Laura Dern trabalham juntos. Os demais foram "Coração Selvagem" (90) e "Império dos Sonhos" (06).
"É um mundo estranho, não é?"
Comentário - Um filme excêntrico e por vezes perturbador, onde há sensualidade, violência e morte. Personagens bizarros e curiosos, principalmente Frank Booth, magistralmente interpretado por Dennis Hopper, que criou um gângster psicopata dos mais assustadores do cinema. A fotografia é muito bonita o que destaca cenas marcantes, como a em que Kyle MacLachlan observa de dentro do armário, Isabella Rossellini trocar de roupa. A trilha-sonora com canções pop acrescentam charme ao clima misterioso do filme.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário