Um Corpo que Cai - Alfred Hitchcock + Bernard Herrmann
Um Corpo que Cai - Alfred Hitchcock
Postado em 23/8/2012
Vertigo - EUA - 1958
Direção - Alfred Hitchcock
Roteiro - Pierre Boileau, Thomas Narcejac, Alec Coppel e Samuel A. Taylor.
Gênero - suspense - romance
Duração - James Stewart, Kim Novak, Lee Patrick, Barbara Bel Geddes.
Sinopse - Scottie, um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine, que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.
Curiosidades - "Um Corpo Que Cai" é baseado no livro "D'Entre les Morts", da dupla Pierre Boileau e Thomas Narcejac. O livro foi escrito especialmente para Alfred Hitchcock, após os autores tomarem conhecimento de que o diretor tentara comprar os direitos de adaptação para o cinema de seu livro anterior, "Diabolique".
- Originalmente, o papel de Madeline Elster seria de Vera Miles, mas esta ficou grávida antes do início das filmagens e teve que abandonar o papel.
- Alfred Hitchcock inventou para "Um Corpo Que Cai" a sequência de zooms e afastamento da câmera, que dá ao público a sensação de vertigem sentida por John 'Scottie' Ferguson. Por apenas alguns segundos utilizando esta sequência foi pago cerca de US$ 19 mil.
- O diretor Alfred Hitchcock aparece em cena aos exatos 11 minutos de "Um Corpo Que Cai", caminhando com um terno em frente ao estaleiro de Gavin Elster.
- "Um Corpo Que Cai" esteve inacessível ao público em geral durante décadas. Isto porque o diretor comprou de volta os direitos de cinco de seus filmes e os deixou de legado para sua filha. Estes filmes receberam o apelido de "os cinco filmes perdidos de Hitchcock" e voltaram ao alcance do público em 1984, quando foram relançados nos cinemas, com uma distância de quase 30 anos desde seu primeiro lançamento. Os demais filmes do pacote eram "Festim Diabólico" (48), "Janela Indiscreta"(54), "O Homem Que Sabia Demais" (56) e "O Terceiro Tiro" (55).
Comentário - Até onde uma pessoa se anula por amor? ou Até onde podemos querer moldar a pessoa que amamos? Essas são as questões que nos vem ao assistir ao filme. Hitchcock mantém um clima de tensão e suspense, muito por auxílio da trilha-sonora de Herrmann e do efeito do contra-zoom que nos dá a sensação de vertigem. Um grande filme, apesar de seu final pouco verossímil.
Nota - 8
Bernard Herrmann
Entre 1955 e 1964, ele compôs a trilha sonora para todos os filmes de Hitchcock, incluindo "Um Corpo Que Cai"(58), "Intriga Internacional"(59) e "Psicose"(60). Capaz de criar uma atmosfera grandiosa com poucos recursos, Bernard Herrmann desenvolveu o violino como eficaz ferramenta dramática, especialmente na lendária cena do chuveiro onde Janet Leigh é esfaqueada por Anthony Perkins, em "Psicose".
Aos 20 anos, fundou a New Chamber Orchestra e cinco anos mais tarde escreveu músicas para o Mercury Playhouse Theater de Orson Welles. Compôs a música impressionante e inovadora de "Cidadão Kane"(41), de Orson Welles, embora naquele ano o Oscar tenha ido para sua trilha de "All That Money Can Buy"(41). Também contribuiu com uma memorável trilha sonora para "Soberba"(42), de Welles, e recebeu a quinta indicação para o Oscar pela música de "Taxi Driver"(76), de Martin Scorsese. Herrmann também compôs música para balé, uma ópera, uma sinfonia, uma cantata e um concerto para violino.
Comentários
Postar um comentário