Trágico Amanhecer - Marcel Carné
Trágico Amanhecer - Marcel Carné
Postado em 28/10/2012
Le Jour se Lève - França - 1939
Direção - Marcel Carné
Roteiro - Jacques Viot e Jacques Prévert (argumento).
Gênero - romance - suspense
Duração - 93 minutos
Elenco - Arletty, Jules Berry, Jean Gabin, Mady Berry.
Sinopse - Um subúrbio operário: um bar, uma praça, algumas lojas e um imóvel. Uma carroça de feira atravessa a rua. Na entrada do imóvel, um cego começa a subir a escada, uma voz se faz escutar: "Cala esta boca!". Um tiro. Uma porta se abre e um homem sai com a mão na barriga e rola escada abaixo até os pés do cego, apavorado. François, operário, permanece só em seu quarto, que logo será cercado pela polícia, e terá lembranças deste dia...
Curiosidades - A RKO refilmou em 1946, com o título "Noite Eterna", com Henry Fonda e Vincent Pryce, o estúdio tentou destruir todos os traços do original, e felizmente fracassou, sendo que "Noite Eterna" que praticamente desapareceu.
"Está acabado, já não existe François...já não existe mais nada."
Comentário - Uma obra-prima do realismo poético francês, o filme pode ser considerado um precursor do cinema noir. Mais um excelente fruto da parceria de Carné com o roteirista Jacques Prévert, o filme é um protesto contra o Estado e as reformas socialistas, ao mesmo tempo que o fascismo era uma real ameaça. O talento de Gabin, é sempre bem vindo, assim como a beleza sofisticada de Arletty.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário