Terra - Aleksandr Dovzhenko + Biografia
Terra - Aleksandr Dovzhenko
Postado em 27/12/2012
Zemlya - União Soviética - 1930
Direção - Aleksandr Dovzhenko
Roteiro - Aleksandr Dovzhenko
Gênero - drama
Duração - 75 minutos
Elenco - Stepan Shkurat, Semyon Svashenko, Yuliya Solntseva, Yelena Maksimova, Nikolai Nademsky.
Sinopse - O filme conta a história de uma comunidade vivendo em uma fazenda coletiva na Ucrânia. Seus medos, esperanças, angústias e sonhos.
Comentário - Com um show de imagens de campos de centeio, cavalos correndo e frutas amadurecendo,Dovzhenko realizou uma obra-prima do cinema soviético que retrata a relação de classes na sociedade rural. A cena final quando o morto retorna à terra que amava, é uma das mais espetaculares da história do cinema.
Nota - 9
Aleksandr Dovzhenko
Dovzhenko não foi apenas um pioneiro do cinema soviético; ele era considerado o poeta da revolução nas telas. Sua obra-prima "Terra" (30), é um exemplo primoroso da maneira com que combinava o comunismo com uma visão intensamente pessoal para criar filmes líricos e tocantes sobre a luta pela sobrevivência.
Filho de um camponês ucraniano, era autodidata. Antes da universidade, trabalhou na Cruz Vermelha, formou-se professor e foi embaixador. Com 32 anos de idade, estimulado pela visão de Lênin sobre o cinema como arte revolucionária das massas, ficou obcecado com a idéia.
Seu primeiro e controvertido filme "Zvenigora"(27), confundiu tanto os burocratas locais que eles chamaram Eisenstein e Pudovkin para aprovar o projeto. Seus filmes seguintes, incluindo o político "Arsenal"(29), "Terra" e "Shchors"(39), o favorito de Stalin, renderam-lhe a promoção para diretor dos estúdios de Kiev. Continuou trabalhando e escreveu alguns roteiros otimistas que foram completados por sua esposa Yulia Solntseva após sua morte por câncer.
Comentários
Postar um comentário