Sempre ao seu Lado - Lasse Hallström
Sempre ao seu Lado - Lasse Hallström
Postado em 22/1/2013
Hachiko: A Dog's Story - EUA - 2009
Direção - Lasse Hallstrom
Roteiro - Stephen P. Lindsay (roteiro), Kaneto Shindô (filme de 1987).
Gênero - drama
Duração - 93 minutos
Elenco - Joan Allen, Richard Gere, Sarah Roemer, Jason Alexander, Cary-Hiroyuki Tagawa.
Sinopse - Parker Wilson é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate, sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.
Curiosidades - Baseado na história real do cão Hachiko, em cuja homenagem foi construída uma estátua de bronze na estação Shibuya em Tóquio.
- Refilmagem de "Hachikô Monogatari" (87).
- O jogo de beisebol que o personagem Parker assiste com Hachi é o 6º jogo da Série Mundial de 1996. Os New York Yankes ganharam esta partida e foram campeões mundiais pela 22ª vez.
- Este é o 2º filme em que o diretor Lasse Hallström e o ator Richard Gere trabalham juntos. O anterior foi "O Vigarista do Ano" (2006).
- "Hachi" é o numeral japonês para oito, um número especial, que simboliza a ligação entre os planos terrenos e espirituais.
Comentário - Baseado numa história real, o filme mostra a fidelidade de um cão ao seu dono. E quem ja teve um cão convivendo ao seu lado, sabe o tamanho dessa fidelidade. Como não podia deixar de ser, o filme emociona a ponto de um lenço ser acessório indispensável ao assistirmos ao filme. Apesar da comoção, o diretor não apela ao sentimentalismo barato, e o filme retrata de maneira digna esta história que se tornou muito importante para a cultura japonesa.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário