Salaam Bombay! - Mira Nair + Biografia
Salaam Bombay! - Mira Nair
Postado em 10/6/2012
Salaam Bombay - India - 1988
Direção - Mira Nair
Roteiro - Mira Nair (argumento), Sooni Taraporevala (argumento e roteiro), Hriday Lani (diálogos).
Gênero - drama
Duração - 113 minutos
Elenco - Shafiq Syed, Hansa Vithal, Chanda Sharma, Raghuvir Yadav.
Sinopse - O filme narra a estória de Krishna, um menino de dez anos, abandonado por um circo ambulante. Sem rumo, ele vai para Bombay, em meio ao turbilhão da grande metrópole. O garoto sonha em trabalhar e guardar 500 rúpias que o levarão de volta à sua casa e para os braços de sua mãe. Ele arruma um emprego como “chaipau”, um entregador de chai, e se depara com policiais, prostitutas, traficantes e cafetões. O filme acompanha as venturas e desventuras do pequeno Krishna, onde percebemos que mesmo na miséria e na sujeira, sem esperança ou ajuda, esses habitantes das ruas de Bombay conseguem celebrar o espírito de sobrevivência com humor, dignidade e força.
Curiosidades - Indicado ao Oscar de filme estrangeiro.
Comentário - Um comovente e real retrato das crianças de rua numa metrópole da India. Com cenas marcantes, Mira Nair nos mostra o cotidiano desses garotos e seus envolvimentos com drogas, roubos e prostituição, além de ser uma crítica aberta à sociedade indiana e aos métodos dos reformatórios de recuperação infantil. Infelizmente esse real retrato serve para muitas outras metrópoles do mundo, sobretudo as brasileiras.
Nota - 8
Mira Nair
Concluiu seus estudos na Universidade de Delhi e Harvard. No começo de sua carreira, Nair dirigiu documentários para a TV. A estréia como diretora cinematográfica foi com o aclamado "Salaam Bombay" (1988), que teve exibição inesquecível no Festival de Cannes, com grande aclamação do público e crítica. A partir de "Salam Bombay", Mira Nair deslanchou sua carreira internacional. Em seguida vieram os filmes "Mississipi Masala" (1991), com Denzel Washington, "A Familia Perez" (1995) com Angelica Houston, "Kama Sutra" (1996) e "Casamento à Indiana" (2001), vencedor do Leão de Ouro Festival de Veneza, do Bafta e do Globo de Ouro de melhor Filme estrangeiro.
Sua vasta e premiada filmografia ainda inclui "Feira de Vaidades"(04), com Reese Whitherspoon, "Nome de Família" (05), baseado no livro da renomada escritora indiana Jhumpa Lahiri, e, mais recentemente, o filme "Amélia"(09). Mira Nair hoje é a mais importante diretora indiana, com grande reconhecimento da indústria internacional, especialmente Hollywood. Vive nos Estados Unidos, porém seus filmes, mesmo produzidos por Hollywood, tratam do universo tipicamente indiano. Seu filme mais recente é "A Rainha de Katwe"(16).
Comentários
Postar um comentário