Rocky, Um Lutador - John G. Avildsen
Rocky, Um Lutador - John G. Avildsen
Postado em 13/9/2012
Rocky - EUA - 1976
Direção - John G. Avildsen
Roteiro - Sylvester Stallone
Gênero - drama - romance
Duração - 119 minutos
Elenco - Sylvester Stallone, Burgess Meredith, Talia Shire, Burt Young, Carl Weathers.
Sinopse - Rocky Balboa, um lutador de boxe medíocre que trabalha como "cobrador" de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed, o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.
Curiosidades - Oscar de melhor filme, direção e edição.
- Globo de Ouro de filme drama.
- Sylvester Stallone escreveu o roteiro de "Rocky, Um Lutador" em apenas três dias, após assistir uma luta de boxe em que o desconhecido Chuck Wepner se mantinha sempre afastado do campeão Muhammad Ali.
- Seguido por "Rocky 2 - A Revanche" (79), "Rocky 3 - O Desafio Supremo" (82), "Rocky 4" (85), "Rocky 5" (90) e "Rocky Balboa" (06).
- Sylvester Stallone apenas concordou em vender o roteiro de "Rocky, um Lutador" sob a condição de que ele mesmo interpretaria o personagem-título do filme. Os produtores chegaram a oferecer-lhe 150 mil dólares para que deixasse o ator Ryan O'Neal interpretar Rocky Balboa, mas Stallone recusou a oferta. Deste modo, os produtores concordaram que Stallone interpretasse Rocky Balboa desde que ele conseguisse que a produção do filme custasse menos de um milhão de dólares, quantia obtida com a hipoteca das próprias casas dos produtores do filme.
- Bill Conti compôs a trilha sonora e o tema principal do filme, "Gonna Fly Now". Ficou no topo das paradas da Billboard por uma semana (de 2 de julho até 8 de julho de 1977). Bill Conti também compôs a trilha sonora das sequências, "Rocky II", "Rocky III", "Rocky V' e "Rocky Balboa".
- Graças ao Filme, Sylvester Stallone foi o terceiro a ser indicado como Melhor Ator e Roteirista numa só edição do Oscar. Os dois primeiros foram Charles Chaplin (O Grande Ditador) e Orson Welles (Cidadão Kane).
Comentário - Para quem não assistiu ao filme, "Rocky, um Lutador" pode ser uma grande surpresa pois, não é um filme de pancadaria, estilo que notabilizou Stallone. O filme é um drama que retrata a superação de um cidadão de classe média que luta não apenas no ringue para se tornar alguém. E por incrível que pareça, o filme é uma bela estória de amor, uma vez que o grande estímulo na vida de Rocky é seu amor pela esposa. Para completar as surpresas, Stallone interpreta de maneira convincente o boxeador Rocky. A cena em que Rocky corre pelas ruas ao som de "Gonna Fly Now" e termina ao subir as escadarias é épica.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário