Rio Vermelho - Howard Hawks + Montgomery Clift
Rio Vermelho - Howard Hawks
Postado em 6/3/2013
Red River - EUA - 1948
Direção - Howard Hawks
Roteiro - Borden Chase e Charles Schnee.
Gênero - faroeste
Duração - 133 minutos
Elenco - John Wayne, Montgomery Clift, Joanne Dru, Walter Brennan, Coleen Gray, Harry Carey.
Sinopse - O rico criador de gado Thomas Dunson e seu filho adotivo Matthew fazem uma longa viagem para levar o gado do norte do Texas até o Missouri. Durante essa empreitada, os dois vão se enfrentar numa trama repleta de amor e ódio.
Curiosidades - "Rio Vermelho" foi filmado em 1946 mas lançado apenas em 1948, porque conta-se que Howard Hughes ameaçou mover uma ação contra Hawks e a United Artists, acusando o filme de se parecer com "O Proscrito", com Jane Russell.
- O filme marcou a estréia de Montgomery Clift nas telas (embora "Perdidos na Tormenta", feito depois, tenha sido lançado antes). Ele logo se tornou astro de primeira grandeza, com seu estilo de interpretação sutil e interiorizado que influenciaria gerações futuras.
Comentário - Um clássico dos faroestes, "Rio Vermelho" mostra o conflito entre pai e filho. Considerado o melhor faroeste de condução de gado, o filme conta com cenas marcantes, em destaque a do estouro da boiada. Grandes interpretações da dupla protagonista, assim como dos atores coadjuvantes. A bela fotografia em preto-e-branco lembra as paisagens dos faroestes de John Ford e a trilha-sonora de Dimitri Tiomkin é antológica.
Nota - 8,5
Montgomery Clift
Juntamente com Marlon Brando, Clift foi um dos pioneiros membros do famoso Actors Studio, de Nova York, e um ator igualmente brilhante. Bonito, sensível e inteligente, foi convencido a trocar a Broadway por Hollywood, tendo sido indicado para o Oscar já em seu primeiro filme, "Perdidos na Tormenta"(48). Seguiram-se três outras indicações por suas atuações em "Um Lugar ao Sol"(51), "À Um Passo da Eternidade"(53) e "Julgamento em Nuremberg"(61).
Especializou-se em personagens introspectivos e inseguros, tragicamente enriquecidos após sofrer um acidente de automóvel em 1957 que o deixou desfigurado. Em "Os Desajustados"(61), coestrelou com Marilyn Monroe e Clark Gable, que morreriam logo após o término das filmagens.
Durante a rodagem de "Freud, Além da Alma"(62), no qual fez o papel título, sofreu uma cirurgia nos olhos. Morreu aos 45 anos de idade, de ataque cardíaco.
Em sua filmografia ainda se destacam: "Rio Vermelho"(48), "A Tortura do Silêncio"(53), "Quando a Mulher Erra"(53), "A Árvore da Vida"(57), "Os Deuses Vencidos"(58), "De Repente, No Último Verão"(59) e "Rio Violento"(60).
Comentários
Postar um comentário