Rebecca - A Mulher Inesquecível - Alfred Hitchcock + Joan Fontaine
Rebecca - A Mulher Inesquecível - Alfred Hitchcock
Postado em 18/4/2012
Rebecca - EUA - 1940
Direção - Alfred Hitchcock
Roteiro - Daphne Du Maurier (romance), Philip MacDonald e Michael Hogan (adaptação), Robert E. Sherwood e Joan Harrison (roteiro).
Gênero - suspense - drama
Duração - 130 minutos
Elenco - Laurence Olivier, Joan Fontaine, George Sanders, Judith Anderson.
Sinopse - Uma jovem de origem humilde se casa com um riquíssimo nobre inglês, que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele.
Curiosidades - "Rebecca, A Mulher Inesquecível" foi o primeiro filme rodado pelo diretor Alfred Hitchcock em Hollywood e foi também o único dirigido por ele que ganhou o Oscar de melhor filme.
- Durante o período de testes para a intérprete da Sra. de Winter, Laurence Olivier fez pressão para que a escolhida fosse sua namorada Vivien Leigh. Como Leigh terminou não sendo contratada, Olivier passou a tratar friamente Joan Fontaine, a escolhida para o papel. Percebendo a frustração de Fontaine com o tratamento recebido por Olivier e sabendo que era exatamente aquele sentimento que ela deveria passar sua personagem, Hitchcock ordenou que todos nos sets de filmagens fizessem com que ela ficasse tímida e deslocada durante as filmagens, de forma a ajudá-la em sua performance.
- Em suas clássicas aparições, o diretor Alfred Hitchcock surge na rua, perto de uma cabine telefônica, aos 126 minutos de filme.
- Assim como no livro, não é revelado no filme o primeiro nome da Sra. de Winter.
Comentário - Hitchcock usa seus traços autorais como suspeitas mal contidas, sensação crescente de traição e um romance condenado pelo passado. A fotografia em preto-e-branco com imagens arrojadas e sombras em destaque, dão um ar melancólico, a direção de arte e trilha musical também são excelentes. O elenco também é um ponto alto do filme, Olivier está atraente e frio, Fontaine esta perfeita como a jovem bela e tímida que se transforma durante o filme assim como Judith Anderson interpretando a governanta ameaçadora e manipuladora. Um suspense psicológico que mantém a tensão até o final.
Nota - 9
Joan Fontaine
Irmã mais nova de Olivia de Havilland, começou sua carreira de atriz com o nome de Joan Burfield e estreou nas telas em "No More Ladies"(35). Embora tenha sido protagonista com Fred Astaire em "Cativa e Cativante"(37) e com Douglas Fairbanks Jr. em "Gunga Din"(39), foi apenas como a heroína de "Rebecca, A Mulher Inesquecível"(40) que atingiu o estrelato e uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Ganhou o prêmio por "Suspeita"(41) e foi novamente indicada por "De Amor Também se Morre"(42). Seus papéis nos anos 40, incluindo "Jane Eyre"(43), resvalaram para o elitismo, mas ela caminhou para personagens mais duros, às vezes corrompidos, em "Alma Sem Pudor"(50), "Os Mistérios de Marrocos"(53), "Suplício de Uma Alma"(56) e "Suave é a Noite"(62). Atuou em filmes importantes como: "As Mulheres"(39), "Os Amores de Suzana"(45), "Carta de Uma Desconhecida"(48), "Paraiso Perdido"(50), "Ivanhoé, O Vingador do Rei"(52), "O Bígamo"(53), "Viagem ao Fundo do Mar"(61) e "Bruxa - A Face do Demônio" (66).
Em seus últimos anos de vida, Joan Fontaine residia em Carmel, na California, e sempre era vista no jardim de sua residência cuidando de seus cães.
Comentários
Postar um comentário