Perfume de Mulher - Dino Risi + Biografia

Perfume de Mulher - Dino Risi 


Postado em 5/2/2013 

                               


Profumo di Donna  -  Itália  -  1974

Direção - Dino Risi

Roteiro - Giovanni Arpino (romance), Ruggero Maccari e Dino Risi (roteiro).

Gênero - drama - comédia

Duração - 103 minutos

Elenco - Vittorio Gassman, Alessandro Momo, Agostina Belli, Moira Orfei, Torindo Bernardi, Carla Mancini.

Sinopse - Jovem recruta é obrigado a acompanhar um capitão, cego e irascível, em viagem de Turim a Nápoles. O capitão, porém, que não deseja piedade nem tolera discordância, passa a criticar o comportamento do recruta.

Curiosidades  - Indicado aos Oscar de filme estrangeiro e roteiro adaptado.
                     - Cesar de filme estrangeiro.
                     - Melhor ator (Vittorio Gassman) no Festival de Cannes.

                                          "O sexo, as coxas, uma boa bunda, são a única religião, a única idéia política, a verdadeira pátria do homem."


Comentário - Clássico do cinema italiano, "Perfume de Mulher" tem como destaque a magistral atuação de Vittorio Gassman no papel do capitão cego Fausto. Criando um personagem ao mesmo tempo ranzinza e bem-humorado, que por muitas vezes "enxerga" melhor as situações do que aqueles que realmente podem ver. O capitão de Gassman é irônico e usa sua deficiência para zombar da sociedade e suas convenções.

Nota - 8,5


                            





Dino Risi



  Dino Risi  -  Milão, 23 de Dezembro de 1916 — Roma, 7 de Junho de 2008.

Formou-se em medicina e se especializou em psiquiatria. Antes de se lançar no cinema, ele foi crítico, roteirista e produtor de documentários. Durante a Segunda Guerra Mundial, se refugiou na Suíça onde estudou cinema com o ator e diretor belga Jacques Feyder.
Iniciou sua carreira como assistente de Mario Soldati em "Piccolo Mondo Antico", de 1941, e de Alberto Lattuada em "Giacomo l'idealista", de 1942. Filmou cerca de 20 curtas na década de 1940. Se instalou em Roma na década de 50, onde se tornaria um dos grandes realizadores das comédias italianas, ao lado de Ettore Scola, Luigi Comencini, Mario Monicelli e Pietro Germi.
Em 1951, filmou "Férias com o Gângster". Começou a fazer sucesso com Signo de Vênus" e "Pão, Amor e...", ambos de 1955 e estrelados pela dupla Sophia Loren e Vittorio De Sica. Ao longo de sua carreira cinematográfica, Risi trabalharia com outros atores cômicos como Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Alberto Sordi e Monica Vitti.
O êxito de"Pobres, Mas Belas", lançado no ano seguinte, foi tão grande que gerou duas continuações com os mesmos personagens: "Pobres, Porém Formosas", de 1957, e "Pobres Milionários", de 1959. Outros grande sucesso na carreira de Risi foi "Aquele que Sabe Viver", de 1962, filme que é considerado a obra-prima do cineasta, onde ele explora as principais características de sua obra cinematográfica: crítica social, humor corrosivo, compreensão profunda das fraquezas humanas e consciência melancólica da passagem do tempo. No ano seguinte, outro sucesso com "Os Monstros".
Mais dois destaques da carreira de Risi são"Esse Crime Chamado Justiça", um de seus filmes com maior teor de crítica social, e "Perfume de Mulher", de 1974, que teve no elenco com Vittorio Gassman e Agostina Belli. O filme recebeu o prêmio César de melhor filme estrangeiro.
Nas décadas de oitenta e noventa, a obra de Risi perdeu a força e seus últimos trabalhos foram para a televisão. Em 2002, Dino Risi recebeu um Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza pelo conjunto da obra. Em 7 de junho de 2008, Risi morreu em Roma, aos 91 anos.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks