Os Companheiros - Mario Monicelli
Os Companheiros - Mario Monicelli
Postado em 7/12/2012
I Compagni - Itália/França/Iugoslávia - 1963
Direção - Mario Monicelli
Roteiro - Agenore Incrocci, Furio Scarpelli e Mario Monicelli.
Gênero - drama
Duração - 126 minutos
Elenco - Marcello Mastroianni, Renato Salvatori, Annie Girardot, Bernard Blier, Mario Pisu.
Sinopse - Em plena efervescência da Revolução Industrial em solo italiano, os operários de uma grande fábrica têxtil são submetidos a jornadas de trabalho desumanas, tendo que trabalhar 14 horas diárias em condições injustas. Muitos são os acidentes de trabalho, que resultam num elevado índice de inválidos e muito sofrimento e insatisfação entre os operários. No centro destes acontecimentos, chega à cidade o professor Sinigaglia, um professor socialista que percorria a Itália espalhando o seu sonho de conscientização política e mobilização dos trabalhadores. A partir de seu encontro com os operários e da difusão de seus ideais, os trabalhadores voltam a acreditar e lutar por seus direitos, ainda que isso possa significar um alto preço a ser pago.
Curiosidades - A película chegou ao Brasil, um pouco depois da instauração do golpe militar de 1964, sendo sua exibição limitada a um circuito de cinemas alternativos, não sendo lançando em VHS por aqui, aparecendo em DVD no Brasil, somente em 2010.
Comentário - Quem conhece Monicelli por suas comédias como "Parente é Serpente" e "O Incrível Exército de Brancaleone", precisa conhecer seus filmes mais dramáticos e "Os Companheiros" é um dos grandes filmes políticos que retrata a exploração dos patrões e a luta sindical. Com diálogos memoráveis e grandes atuações, é um representante do melhor cinema italiano.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário