O Terceiro Homem - Carol Reed
O Terceiro Homem - Carol Reed
Postado em 1/2/2013
The Third Man - Reino Unido - 1949
Direção - Carol Reed
Roteiro - Graham Greene (estória e roteiro).
Gênero - policial - suspense
Duração - 104 minutos
Elenco - Joseph Cotten, Orson Welles, Alida Valli, Travor Howard, Paul Hoerbiger.
Sinopse - Um escritor americano chega a Viena, após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto sob circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry.
Curiosidades - O produtor David O. Selznick inicialmente queria que Noel Coward interpretasse o personagem Harry Lime. Orson Welles apenas foi contratado por insistência do diretor Carol Reed.
- Carol Reed queria que James Stewart interpretasse o personagem Holly Martins. A escolha por Joseph Cotten foi uma exigência do produtor David O. Selznick, que tinha o ator sob contrato na época das filmagens.
- O roteirista Graham Greene baseou o personagem Harry Lime no agente britânico Kim Philby, que foi o superior do próprio Greene no Serviço Secreto de Inteligência Britânico.
- Quando acertou sua participação em "O Terceiro Homem" foi oferecido a Orson Welles que ele recebesse um alto salário por sua atuação ou uma porcentagem dos lucros que o filme tivesse nas bilheterias. Welles escolheu receber um salário, mas ao perceber que o filme iria se tornar um grande sucesso tentou, sem conseguir, mudar seu pagamento para a porcentagem nos lucros.
- Entre 1951 e 1952 Orson Welles estrelou uma série de rádio que narrava as aventuras de seu personagem em "O Terceiro Homem", antes dos eventos mostrados no filme.
- O Grande Prêmio do Festival de Cannes, que foi ganho por "O Terceiro Homem", era o equivalente da época à Palma de Ouro, que apenas passou a ser entregue a partir de 1955.
Comentário - Tecnicamente excelente, o filme tem uma belíssima fotografia em preto-e-branco que destacam as paisagens noturnas da cidade, com uma trilha-sonora inesquecível com o tema tocado por citara, roteiro inteligente, cenas marcantes como a em que o gato se esfrega nos sapatos de Harry, e grandes atuações do elenco. Uma mistura de estoria de amor com thriller político, é considerado uma obra-prima do cinema noir.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário