O Prisioneiro do Rock - Richard Thorpe + Cantores Atores

O Prisioneiro do Rock - Richard Thorpe 


Postado em 2/7/2012 

                             

Jailhouse Rock  -  EUA  -  1957

Direção - Richard Thorpe

Roteiro - Guy Trosper (roteiro), Nedrick Young (argumento).

Gênero - drama - musical

Duração - 96 minutos

Elenco - Elvis Presley, Judy Tyler, Mickey Shaughnessy, Vaughn Taylor.

Sinopse - Vince Everett  é enviado para a prisão após matar um homem acidentalmente. Ele resolve cantar na cadeia e, para sua sorte, uma bela caçadora de talentos de uma gravadora o descobre como grande cantor. Vince tem a oportunidade de sair da prisão e se tornar um astro do rock.

Curiosidades  - A cena, que é considerada antológica, onde ele mostra um número de dança na prisão apresentando a canção título do filme, foi coreografada pelo próprio Elvis; muitos a consideram um dos primeiros video-clipes da história do rock.
                     - No ano de 2004, "O Prisioneiro do Rock" entrou para o "Registro Nacional de Filmes" (United States National Film Registry) dos EUA, sendo introduzido assim, na eternidade do cinema norte-americano, por sua relevância cultural.
                     - Em pelo menos duas oportunidades a famosa cena da prisão foi homenageada em outros filmes. O primeiro é o clássico "Os Irmãos Cara de Pau (1980), com John Belushi e Dan Aykroyd, onde na cena final, a canção Jailhouse Rock é executada em uma prisão. A outra é no filme de 1990 chamado "Cry-Baby" com Johnny Depp, em uma outra cena no interior de um presídio, Depp interpreta uma canção que claramente é uma homenagem à tão famosa cena do filme de Elvis.
                     - Judy Tyler, que contracena com Elvis no filme, foi vítima de um destino trágico; ela morreu logo após as filmagens em um acidente automobilístico. O fato, chocou a todos, e em particular Elvis, que lamentou profundamente o ocorrido, ainda mais em se tratando de uma moça tão jovem e com um futuro promissor; não tardou muito para que "O Prisioneiro do Rock" entrasse na "lista negra" de Elvis; segundo alguns biógrafos, Elvis baniu o filme de sua vida e nunca mais o assistiu.
                     - Ao final das gravações, Elvis distribuiu aos 250 envolvidos nas filmagens, um envelope com um agradecimento, uma foto autografada e um pequeno presente.
                     - Canções apresentadas no filme: - Young and Beautiful
                                                                        - I Want to Be Free
                                                                        - Don’t Leave Me Now
                                                                        - Treat Me Nice
                                                                        - Jailhouse Rock
                                                                        - (You're So Square) Baby, I Don’t Care
                                                                        - One More Day (cantada por Mickey Shaughnessy)

Comentário - Um filme que marcou época por ser considerado o melhor de Elvis Presley. Elvis não era um grande ator mas, seu carisma o tornou tão popular no cinema quanto na música. Richard Thorpe soube explorar o lado rebelde de Elvis como em nenhum outro filme. Como não poderia deixar de ser, o ponto alto do filme são as canções, principalmente a canção título que é executada no final com uma coreografia inesquecível criada pelo próprio Elvis Presley.

Nota - 7



                                                                                




Cantores Atores



Muitos cantores já tiveram seus dias de atores, alguns realmente fizeram carreira no cinema, outros apenas algumas participações.


















 Elvis Presley - O "Rei do Rock" atuou em mais de 30 filmes, onde se destacam "Ama-me com Ternura"(56), "O Prisioneiro do Rock"(57), "Balada Sangrenta"(58), "Feitiço Havaiano"(61), "Seresteiro de Acapulco"(63) e "Entre a Loira e a Morena"(66).














 Frank Sinatra - Com uma expressiva filmografia, ganhou até um Oscar de ator coadjuvante em "A um Passo da Liberdade"(53). Entre seus mais de 20 filmes se destacam: "Um Dia em Nova York"(49), "O Homem do Braço de Ouro"(55), "Meus Dois Carinhos"(57), "Onze Homens e Um Segredo"(60), "Sob o Domínio do Mal"(62) e "Os Quatro Heróis do Texas"(63).















 Dean Martin - Com mais de 30 filmes e uma parceria inesquecìvel com Jerry Lewis, Dean Martin brilhou em Holywood em filmes como: "O Palhaço do Batalhão"(50), "Malucos do Ar"(52), "Artistas e Modelos"(55), "Os Deuses Vencidos"(58), "Onze Homens e Um Segredo"(60), "Beija-me Idiota"(64),"Os Filhos de Katie Elder"(65) e "Aeroporto"(70).
















 Cher - Vencedora do Oscar de melhor atriz por "Feitiço da Lua"(87) atuou em "Marcas do Destino"(85), "Sob Suspeita"(87), "As Bruxas de Eastwick"(87), "Minha Mãe é Uma Sereia"(90), "O Jogador"(92), "Chá com Mussolini"(99) e "Burlesque"(10).
















 Barbra Streisand - Vencedora do Oscar de melhor atriz em "Funny Girl"(68), chegou até a dirigir alguns filmes. Entre seus filmes se destacam: "Alô, Dolly!"(69), "Essa Pequena é Uma Parada"(72), "Querem Me Enlouquecer"(87), "O Príncipe das Marés"(91) e "O Espelho Tem Duas Faces"(96).















 Madonna - Já atuou em quase 20 filmes em uma carreira de erros e acertos. "Procura-se Susan Desesperadamente"(85), "Quem é Essa Garota?"(87), "Dick Tracy"(90), "Neblina e Sombras"(91), "Olhos de Serpente"(93), "Corpo em Evidência"(93), "Evita"(96) e  "007 - Um Novo Dia Para Morrer" (02).

David Bowie - O "Camaleão do Rock" participou de excelentes filmes como: "O Homem que Caiu na Terra" (76), "Eu, Christiane F. - 13 Anos, Drogada e Prostituída" (81), "Furyo - Em Nome da Honra"(83), "Fome de Viver"(83), "Um Romance Muito Perigoso"(85), "Labirinto - A Magia do Tempo"(86), "A Última Tentação de Cristo"(88), "Basquiat - Traços de Uma Vida"(96) e "O Grande Truque"(06)


















 MIck Jagger - "Performance"(70), "Freejack - Os Imortais"(92), "Bent"(97), "Confissões de Um Sedutor"(01) e "Efeito Dominó"(08).
 Bob Dylan - "Pat Garret e Billy The Kid"(73) e "Atraída Pelo Perigo"(90).
 Charles Aznavour - O mito da música francesa atuou em mais de 70 filmes e séries. Os mais conhecidos internacionalmente são: "Atirem no Pianista"(60), "Candy"(68), "O Tambor"(79), "Os Fantasmas do Chapeleiro"(82), "O Segredo de Charlie"(02) e "Ararat"(02).

















 Roberto Carlos - "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (68), "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (68) e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora"(71).

 Gilberto Gil - "O Cinema Falado"(86), "O Mandarim"(95) e "Ed Mort"(97),
 Caetano Veloso - Além de dirigir "O Cinema Falado"(86), atuou em "Os Herdeiros"(70), "Tabu"(82), "Onda Nova" (83), "Sermões - A História de Antônio Vieira"(89) e "Fale Com Ela"(02).
 Paulo Miklos - O Titã atuou em "O Invasor"(01), "Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos"(06), "Estômago"(07) e "É Proibido Fumar"(09),"Califórnia"(15), "Como é Cruel Viver Assim"(17), além de aparecer em "Areias Escaldantes"(85).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks