O Pecado Mora ao Lado - Billy Wilder + Marilyn Monroe
O Pecado Mora ao Lado - Billy Wilder
Postado em 14/5/2012
The Seven Year Itch - EUA - 1955
Direção - Billy Wilder
Roteiro - Billy Wilder (roteiro), George Axelrod (peça teatral e roteiro).
Gênero - romance - comédia
Duração - 105 minutos
Elenco - Marilyn Monroe, Tom Ewell, Oscar Homolka, Carolyn Jones.
Sinopse - Richard Sherman é um editor de livros que sente-se "solteiro" quando a mulher e o filho viajam em férias. Ele começa então a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem, que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.
Curiosidades - Esta foi a primeira vez que a atriz Marilyn Monroe trabalhou com o diretor Billy Wilder. Ambos se encontraram novamente em "Quanto Mais Quente Melhor" (1959).
- O título original do filme, "The Seven Year Itch", é uma referência ao sétimo ano após o casamento, quando as relações passam por uma crise.
- A famosa cena em que Marilyn Monroe tem sua saia levantada pela ventilação do metrô foi originalmente rodada na Lexington Avenue, em Manhattan, mas como não ficou do modo como o diretor Billy Wilder queria, acabou sendo refilmada em estúdio. Wilder chegou a rodar a cena 40 vezes para atingir o efeito desejado.
Comentário - Wilder era o mestre das comédias românticas e "O Pecado Mora ao Lado" é uma de suas melhores, assim como Marilyn Monroe também realiza no filme uma de suas melhores interpretações. Com muitas cenas engraçadas e uma cena inesquecível: a do vestido esvoaçante de Marilyn, uma das mais marcantes da história do cinema.
Nota - 9
Marilyn Monroe
Considerada a deusa máxima das telas e um ícone do século XX, era filha de mãe solteira e foi criada em orfanatos. Trabalhou em uma fábrica de munições, posou de pin-up e fez testes no cinema, chegou a ser contratada para alguns papéis pequenos e dispensada pela Twentieth Century Fox antes de completar 20 anos. Continuou em diversos estúdios e pequenos papéis até mostrar sua sensualidade voluptuosa em "O Segredo das Jóias"(50), a partir daí sua carreira subiu de forma meteórica, atingindo o ápice em "Os Homens Preferem as Loiras"(53). Muitos de seus filmes posteriores foram banais, mas seu impacto era espetacular. Está adorável em "O Pecado Mora ao Lado"(55), a cantora impetuosamente cortejada em "Nunca Fui Santa"(56), a cantora Sugar em "Quanto Mais Quente Melhor"(59) e a triste divorciada de "Os Desajustados"(61), seu último filme. Seus outros filmes de destaque são: "A Malvada"(50), "Torrentes de Paixão"(53), "O Rio das Almas Perdidas"(54), "O Príncipe Encantado"(57) e "Adorável Pecadora"(60).
Na manhã de 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia. A notícia foi um choque, propagada pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos.
Comentários
Postar um comentário