O Homem com a Câmera - Dziga Vertov + Biografia
O Homem com a Câmera - Dziga Vertov
Postado em 4/9/2012
Chelovek s Kino-apparatom - União Soviética - 1929
Direção - Dziga Vertov
Roteiro - Dziga Vertov
Gênero - documentário
Duração - 80 minutos
Elenco - Mikhail Kaufman
Sinopse - Cinegrafista viaja documentando cenas da União Soviética no começo do século 20, mostrando cenas urbanas, do cotidiano e da intimidade de seus cidadãos.
Curiosidades - Mikhail Kaufman, o cinegrafista que aparece no filme, é irmão de Dziga Vertov.
Comentário - Este documentário na verdade, é mais um ensaio visual que com sua brilhante edição influenciou o cinema mundial. Vertov faz uso de câmera lenta, animação, tela dividida, imagens múltiplas, tela dividida, zoom in e zoom out, imagens congeladas e foco embaçado, criando um verdadeiro manual de técnicas cinematográficas.
Nota - 8,5
Dziga Vertov
Trabalhou para o Comitê Revolucionário de Cinema, mudando seu nome para Dziga Vertov - "giro" e "reviravolta" em ucraniano. Editou "Cinema-Verdade" e "Cine-Olho", séries documentais feitas a partir de notícias de 1922-1925 às quais aplicou câmera lenta, acelerada ou reversa, divisões de tela, animações, fotografias e textos, técnicas presentes no primeiro longa, "O Homem com a Câmera"(1929), título que se refere a Mikhail Kaufman, visto em ação nesse retrato espetacular da vida comum na União Soviética.
Usou som em "Entusiasmo: Sinfonia do Donbas"(31), também com câmera portátil e sobreposições inusitadas, tal como em "Três Canções para Lenin"(34). Seus filmes influenciaram o movimento documentarista britânico dos anos 30, e suas idéias foram adotadas pelos diretores franceses do "cinéma-verité" nos anos 60, quando Jean-Luc Godard formou o Groupe Dziga Vertov(1968-72) para promover sua obra.
Comentários
Postar um comentário