O Fim de São Petersburgo - Vsevolod Pudovkin + Biografia
O Fim de São Petersburgo - Vsevolod Pudovkin
Postado em 15/11/2012
Konets Sankt-Peterburga - União Soviética - 1927
Direção - Vsevolod Pudovkin
Roteiro - Nathan Zarkhi
Gênero - drama
Duração - 80 minutos
Elenco - Vera Baranovskaya, Aleksandr Chistyakov, Ivan Chuvelyov, Aleksei Davor.
Sinopse - Um camponês vai para São Petersburgo à procura de trabalho. Sem ter a intenção, ele acaba ajudando na prisão de um antigo amigo de seu vilarejo natal, que agora é líder sindical. Mais tarde, o camponês também é preso e enviado para lutar na Primeira Guerra Mundial. Quando retorna, três anos depois, ele está pronto para participar da revolução.
Curiosidades - Realizado para comemorar o décimo aniversário da Revolução de Outubro.
Comentário - Pudovkin e Eisenstein filmaram a mesma história, a Revolução de 1917. O filme de Eisenstein, "Outubro" é mais estilizado, enquanto o de Pudovkin, "O Fim de São Petersburgo", mostra a revolução de maneira mais humanizada. O cinema soviético da década de 20 se notabilizou por suas impressionantes imagens e uso de técnicas revolucionárias, elementos que encontramos em "O Fim de São Petersburgo".
Nota - 8
Vsevolod Pudovkin
Largou a Universidade de Moscou para entrar no exército e terminou como prisioneiro durante a Primeira Guerra Mundial. Fugiu para Moscou em 1918, quando ficou fascinado pelo cinema após assistir "Intolerância" de D.W.Griffith. Juntando-se a Lev Kuleshov na State Film School, onde desenvolveu a idéia para "Mecânica do Cérebro"(26), estreou como diretor em "Fome...Fome"(21).
Sua contribuição singular uniu teorias sobre montagem ao romantismo revolucionário tradicional, casando imagens como uma passeata de operários e um rio em degelo, em sua inesquecível adaptação de "A Mãe"(26) de Gorki. Relutante em retratar as massas como a força motriz da história, centralizou a ação em heróis revolucionários inspiradores, principalmente nos filmes "O Fim de São Petersburgo"(27) e "Tempestade Sobre a Ásia"(28).
Após recuperar-se de um acidente automobilistico voltou a fazer filmes heróicos, incluindo "General Suvorov"(40) e "Admiral Nakhimov"(46).
Comentários
Postar um comentário