O Fantasma da Liberdade - Luis Buñuel

O Fantasma da Liberdade - Luis Buñuel


Postado em 12/7/2012 




Le Fantôme de la Liberté  -  França/Itália  -  1974

Direção - Luis Buñuel

Roteiro - Luis Buñuel e Jean-Claude Carriére.

Gênero - comédia - drama

Duração - 104 minutos

Elenco -  Adriana Asti, Julien Bertheau, Jean-Claude Brialy, Adolfo Celi, Michael Lonsdale, Michel Piccoli.

Sinopse - Não há uma narrativa em especial e sim situações surreais, que começam com o fantástico relato que se passou em Toledo, Espanha, em 1808. Um oficial de um exército napoleônico quis levar para a cama uma morta, mas ao se abrir o caixão a falecida tinha um rosto que conservava todo o seu frescor. Já na 2ª metade do século XX, um desconhecido dá para crianças cartões que aparentam ser pornográficos. Inclusive os pais das meninas se escandalizam, mas quando os cartões são mostrados são apenas belos pontos turísticos. Uma enfermeira vai visitar o pai doente e se hospeda em uma estalagem na beira da estrada, onde vê alguns monges rezarem por seu pai e depois iniciarem uma animada partida de poquêr no quarto dela. Em outro aposento, uma mulher de meia-idade está acompanhada por um jovem, François de Richemont, e ela lhe implora que ele não a veja despida. Mas assim mesmo ele puxa os lençóis, revelando um corpo totalmente jovem. Chocado, ele sai do quarto para se acalmar e conhece outro hóspede, Jean Bermans, que o convida para uma bebida em seu quarto. Lá François conhece a Srta. Rosenblum. Então aparece a enfermeira pedindo fósforos e, ao dizer que não pode demorar pois está com quatro homens no seu quarto, Jean interpreta de forma errada. Mas quando vê que eram padres, mesmo assim insiste que tomem um vinho do porto no seu quarto, mas os convidados não tinham a menor idéia do que iria acontecer. Na cena mais marcante os convidados de um jantar se sentam sobre vasos sanitários e discretamente perguntam onde é a sala de jantar, como se fosse o banheiro.

Curiosidades - O título é uma referência ao Manifesto Comunista, que dizia que "um fantasma rondava a Europa, o fantasma do comunismo".

Comentário - Como de costume, Buñuel faz uma ácida crítica à sociedade e suas doutrinas. Só que desta vez, de maneira mais hilária do que nunca e com os elementos surreais presentes de maneira constante na tela. O filme é um desfile de cenas engraçadas, chocantes e marcantes.

Nota - 10



                                                                      




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks