O Exorcista - William Friedkin
O Exorcista - William Friedkin
Postado em 7/5/2012
The Exorcist - EUA - 1973
Direção - William Friedkin
Roteiro - William Peter Blatty
Gênero - terror
Duração - 122 minutos
Elenco - Linda Blair, Ellen Burstyn, Max Von Sydow, Lee J. Cobb.
Sinopse - Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
Curiosidades - Baseado no livro de William Peter Blatty.
- Indicado a 10 Oscars, tendo ganho de roteiro e som.
- Devido ao seu grande sucesso, O Exorcista foi relançado em 2000 em uma versão com algumas cenas a mais.
- A atriz Ellen Burstyn aceitou atuar em O Exorcista estabelecendo uma única condição: que sua personagem não dissesse a frase "Eu acredito no demônio!", contida no roteiro original. Os produtores atenderam o pedido e esta frase foi retirada da história.
- Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco.
- O quarto onde grande parte do filme foi rodada teve que ser constantemente refrigerado, para que se pudesse capturar com exatidão a respiração gélida dos atores. Para tanto, foram usados quatro aparelhos de ar condicionado, todos ligados simultaneamente, que mantinham a temperatura entre 30 a 40 C abaixo de zero.
- Na sequência em que a personagem de Ellen Burstyn é arremessada para longe por sua filha possuída, a atriz bateu violentamente com o coccix contra a cama e gritou de dor no mesmo instante. Esta cena foi filmada e mantida no filme.
- Inicialmente, a voz do demônio seria da própria Linda Blair. Entretanto, após 150 horas de trabalho em cima do som do filme, o diretor William Friedkin resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que, para fazer a voz do demônio, comeu ovos crus, tomou muito álcool e fumou diversos cigarros.
- Durante as filmagens, oito pessoas da produção morreram de forma não-explicada.
- Foram construídas três camas diferentes, cada uma capaz de fazer um movimento específico.
- Os 75 degraus da escada foram forrados com borracha para a filmagem da morte do padre Karras. O dublê repetiu a cena duas vezes.
- A substância verde que Regan vomita sobre o padre Karras é sopa de ervilha.
- O som do demônio deixando o corpo da menina Regan vem, na verdade, de porcos sendo encaminhados para o abate.
- O trailer original, que consiste apenas de flashes rápidos de imagens de demônio, foi banido de algumas salas de cinema por ser considerado muito assustador.
- Em muitos cinemas, paramédicos eram chamados durante a exibição do filme para cuidar de pessoas que desmaiavam ou ficavam histéricas.
- "O Exorcista" foi o primeiro de uma série de quatro filmes baseados nos personagens. Os demais foram "O Exorcista II - O Herege" (1977), "O Exorcista III" (1990) e "O Exorcista - O Início" (2004).
Comentário - Um terror dos mais influentes no gênero, depois dele houve continuações, imitações e paródias. Algumas cenas entraram para a história do cinema como a em que Regan desce as escadas "engatinhando de costas" ou da do "vômito verde". O elenco de nomes consagrados está excelente e Linda Blair foi a revelação do ano. Talvez o filme não tenha envelhecido tão bem mas, na época causou furor por seu teor assustador e me lembro que na época do lançamento, eu com 6 anos, fiquei curioso pelo filme por ter visto pela primeira vez, filas tomando os quarteirões próximos aos cinemas.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário