O Belo Antonio - Mauro Bolognini + Biografia
O Belo Antonio - Mauro Bolognini
Postado em 20/11/2012
IL Bell´ Antonio - Itália/França - 1960
Direção - Mauro Bolognini
Roteiro - Vitaliano Brancati (romance), Pier Paolo Pasolini, Gino Visentini e Mauro Bolognini (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 101 minutos
Elenco - Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Pierre Brasseur, Rina Morelli, Tomas Milian.
Sinopse - As mulheres se apaixonam pelo belo e vistoso Antonio porque imaginam que ele seja o "amante ideal", mas na realidade ele é impotente. Ele casa com Bárbara, um jovem rica, que só descobre a verdade sobre Antonio depois do casamento.
Curiosidades - Baseado em romance de Vitaliano Brancati.
Comentário - Contada de maneira tragicômica, o filme foi um grande sucesso internacional por tratar de um assunto que na época era tabu, a impotência sexual masculina. É interessante vermos o comportamento da sociedade onde os homens tinham que exibir o lençol sujo de sangue após a noite de núpcias, Mastroianni que sempre teve a imagem de amante ideal, mostra sua versatilidade ao dar vida ao impotente Antonio, enquanto Claudia Cardinale esbanja beleza. O filme tornou-se tão popular que o termo "Belo Antonio" tornou-se expressão popular para representar aquilo que tinha beleza mas pouca eficiência, como o caso do carro Simca Chambord.
Nota - 8,5
Mauro Bolognini
Começou sua carreira no cinema como assistente de diretor, trabalhando com Luigi Zampa, Yves Allegret e Jean Dellanoy. Iniciou na direção em meados dos anos 50, tendo como roteirista Pier Paolo Pasolini.
Seu primeiro sucesso internacional foi "Namoros de Marisa"(57), logo a seguir realizou duas obras-primas "A Longa Noite de Loucuras"(59) e "O Belo Antônio"(60).
Em sua filmografia ainda se destacam: "Caminho Amargo"(61), "Desejo que Atormenta"(62), "As Bonecas"(65), "As Bruxas"(67), "A Veneziana"(86) e "Vingança em Nome do Amor"(91).
Comentários
Postar um comentário