Nina - Heitor Dhalia
Nina - Heitor Dhalia
Postado em 24/11/2012
Nina - Brasil - 2004
Direção - Heitor Dhalia
Roteiro - Fyodor Dostoyevsky (romance), Heitor Dhalia e Marçal Aquino (roteiro).
Gênero - drama - suspense
Duração - 85 minutos
Elenco - Guta Stresser, Myrian Muniz, Juliana Galdino, Sabrina Greve, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele, Maria Luísa Mendonça, Renata Sorrah, Selton Mello, Chris Couto, Milhem Cortaz, Ailton Graça.
Sinopse - Nina é uma garota sensível, que vive em um perturbado mundo suburbano na capital paulistana. Entre baladas, drogas, sexo sem compromisso e um emprego medíocre, Nina tranca-se no seu quarto, onde produz um mundo em ilustrações. Sem conseguir ao menos pagar o aluguel ou comprar sua comida, ela é infernizada por Eulália, uma velha mesquinha que é dona do quarto onde Nina mora. Em sua imaginação, a solução seria assassinar a velha. Até que Nina começa a mergulhar cada vez mais em sua própria imaginação, num mundo cheio de crimes e castigos.
Curiosidades - Livre adaptação do romance "Crime e Castigo", de Dostoievski.
- As ilustrações do quarto de Nina, foram feitas por Lourenço Mutarelli.
- Todo o material usado na construção dos cenários foi adquirido em demolições. Com isso obteve-se a sensação de gastura, de passagem do tempo, de um clima decadente próprio da velha usurária Eulália.
- Ganhou o Prêmio da Crítica, no Festival de Moscou.
Comentário - Uma interessante discussão sobre moral e ética, afinal devemos viver conforme as regras impostas pela sociedade? ou viver de acordo nossos conceitos e necessidades? Nina é uma garota que vive sozinha na sufocante São Paulo e que só se sente bem dentro de seu quarto com seus desenhos e seus sonhos. A fotografia em tom sombrio, retrata com excelência o mundo vivido por Nina, quem está acostumado com Guta Stresser e seu papel insosso em "A Grande Família", irá se surpreender, mas quem rouba a cena é Myrian Muniz, magnífica em um de seus derradeiros trabalhos, a participação de grandes nomes do cinema da retomada acrescenta momentos divertidos.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário