Nascido Para Matar - Stanley Kubrick
Nascido Para Matar - Stanley Kubrick
Postado em 5/8/2012
Full Metal Jacket - EUA - 1987
Direção - Stanley Kubrick
Roteiro - Gustav Hasford (romance e roteiro), Stanley Kubrick e Michael Herr (roteiro).
Gênero - guerra - drama
Duração - 116 minutos
Elenco - Matthew Modine, Adam Baldwin, Vincent D´Onofrio, R.Lee Ermey.
Sinopse - Um sargento treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra quando lá chegam se deparam com seus horrores.
Curiosidades - O ator Vincent D'Onofrio ganhou mais de 30 quilos para poder interpretar o Recruta Gomer Pyle em "Nascido Para Matar".
- A contratação de R. Lee Ermey para atuar como o Sargento Hartman em "Nascido Para Matar" ocorreu de forma inusitada. Demitido do cargo de consultor do filme sobre como treinar os soldados no estilo dos fuzileiros navais, ele fez uma demontração pessoal, via videotape, onde durante 15 minutos seguidos demonstrava como deveria agir um sargento durante o processo de treinamento de novos recrutas. O diretor Stanley Kubrick ficou tão impressionado com sua performance que resolveu contratá-lo para interpretar o próprio Sargento Hartman no filme.
- Ao dirigir um jipe na madrugada, R. Lee Ermey sofreu um acidente que fez com que fraturasse todas as costelas de um lado do seu corpo. Em algumas cenas do filme, por causa deste acidente, Ermey estava impossibilitado de mover um de seus braços.
- Na parte do filme em que os fuzileiros já estão na Guerra do Vietnã, podem ser notadas algumas referências ao personagem Mickey Mouse em diálogos, canções ou simples figuras impressas em papéis
- Perto do final do filme, quando Cowboy solicita os reforços de tanques via rádio, a voz de Murphy, o recruta que retorna sua ligação, é do próprio diretor Stanley Kubrick.
Comentário - Como já disse anteriormente, a excelência técnica é marca registrada de Kubrick e em "Nascido Para Matar" não é diferente, o diretor nos brinda com imagens espetaculares filmadas nos melhores ângulos. O roteiro é excelente, com atuações convincentes e uma magistral trilha-sonora. O filme pode ser separado em duas partes, a primeira mostrando o treinamento dos jovens soldados e a segunda parte com os soldados enfrentando os horrores da guerra. Com momentos de humor negro e de ironias, o filme é assustador, provocante e emocionante.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário