Narradores de Javé - Eliane Caffé + Biografia
Narradores de Javé - Eliane Caffé
Postado em 30/8/2012
Narradores de Javé - Brasil/Frrança - 2003
Direção - Eliane Caffé
Roteiro - Luís Alberto de Abreu e Eliane Caffé.
Gênero - drama - comédia
Duração - 100 minutos
Elenco - José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Nelson Dantas, Gero Camilo, Rui Resende, Luci Pereira.
Sinopse - Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Curiosidades - Foi rodado entre junho e setembro de 2001 em Gameleira da Lapa, cidade do interior da Bahia.
- Ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo) e Melhor Roteiro Original.
- Ganhou 3 prêmios no Festival do Rio, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Júri Oficial, Melhor Filme - Júri Popular e Melhor Ator (José Dumont).
- Recebeu o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça.
- Ganhou 7 Troféus Calunga e ainda recebeu o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freire no Cine PE - Festival do Audiovisual 2003. Os troféus foram nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo), Melhor Edição de Som e Melhor Atriz Coadjuvante (Luci Pereira).
- Melhor filme de ficção no 5º Festival de Cinema des 3 Ameriques, realizado em Quebec, no Canadá, 2004.
- Os moradores de Gameleira da Lapa estavam sem coleta de lixo há onze anos e foram incentivados a não apenas recolher o lixo como a separá-lo para reciclagem. Com isso, a população passou a exigir dos órgãos competentes a coleta seletiva, o que deu início a um processo para trocar o nome da cidade de Gameleira da Lapa para Javé.
"Uma coisa é o fato acontecido, outra é o fato escrito".
Comentário - Mais um filme brasileiro que vale a pena ser descoberto por aqueles que acham que nosso cinema não tem originalidade. O roteiro é muito criativo e trata de exclusão, memória e história de um povoado nordestino. Afim de escrever sua história, o povoado narra os acontecimentos da cidade ao escritor pelo seu ponto de vista, inclusive descrevendo o herói à sua semelhança. O bom humor esta presente a todo momento, tornando uma estória de drama numa deliciosa comédia. As atuações de grandes atores de nosso cinema, nos mostra que o verdadeiro talento geralmente está longe das grandes mídias ou são sub-aproveitadas por ela.
Nota - 8
Eliane Caffé
Quatro anos depois, Eliane Caffé estréia, finalmente, em filmes de longa-metragem, com o surpreendente “Kenoma”, filme protagonizado por José Dumont e Henrique Diaz. “Kenoma” revelou o fôlego que a cineasta já demonstrara nos curtas, com uma história bem contada, autoral e com ótima direção de atores. O filme foi premiado em vários festivais: Biarritz, Brasília, Miami.
Dirigiu o premiado "Narradores de Javè"(03), novamente com José Dumont como protagonista; "O Sol do Meio-dia"(09) com Chico Diaz e em 2011, o documentário "Céu sem Eternidade", o filme, na verdade, é uma realização da oficina que ela ministrou em Alcântara, no Maranhão. ‘Céu sem Eternidade’ dá voz aos integrantes do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara, o Mabe. Em 2016, lançou "Era o Hotel Cambridge".
Comentários
Postar um comentário