Muito Além do Jardim - Hal Ashby
Muito Além do Jardim - Hal Ashby
Postado em 29/8/2012
Being There - EUA/Reino Unido/Alemanha/Japão - 1979
Direção - Hal Ashby
Roteiro - Jerzy Kosinski (romance e roteiro).
Gênero - comédia - drama
Duração - 130 minutos
Elenco - Peter Sellers, Shirley MacLaine, Melvyn Douglas, Jack Warden.
SInopse - Chance, um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand, um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente. Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand, sua esposa, se apaixona por Chance.
Curiosidades - Oscar de melhor ator coadjuvante (Melvyn Douglas).
- Globo de Ouro de melhor ator - comédia / musical (Peter Sellers) e melhor ator coadjuvante (Melvyn Douglas).
- O papel de Benjamin Rand foi oferecido a Laurence Olivier, que recusou a oferta após ler o roteiro completo e verificar que a atriz Shirley MacLaine teria que interpretar uma cena de masturbação.
- A cena de masturbação de Shirley Maclaine precisou ser filmada 17 vezes.
Comentário - Com uma direção cuidadosa de Ashby que dá ao filme um ritmo calmo e doce, "Muito Além do Jardim" é um filme que trata da humanidade, da influência do meio no ser humano, e a adaptação de uma pessoa diferente ao mundo imposto pela sociedade. Peter Sellers realiza sua atuação mais sensível e emocionante, Melvin Douglas também está excelente. A poética cena final, nos traz não conclusões mas reflexões.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário