Morte em Veneza - Luchino Visconti
Morte em Veneza - Luchino Visconti
Postado em 22/10/2012
Morte a Venezia - Itália/França - 1971
Direção - Luchino Visconti
Roteiro - Thomas Mann (romance), Luchino Visconti e Nicola Badalucco (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 130 minutos
Elenco - Dirk Bogarde, Björn Andrésen, Silvana Mangano, Marisa Berenson, Mark Burns, Carole Andre.
Sinopse - O personagem central é o compositor Gustave Aschenbach, que viaja para Veneza buscando descanso em meio a uma crise existencial. Mas não encontra a paz que procurava, pois logo se apaixona por um belo garoto adolescente, Tadzio. A beleza do rapaz ao mesmo tempo atrai e oprime o compositor. Esse fascínio pelo belo, a busca do sublime e do perfeito se contrapõe à epidemia que ataca a cidade, à pobreza que o cerca, à tudo que se afasta dos ideais estéticos. Tudo faz com que o compositor se sinta mais incompatível com o mundo, acentuando sua crise.
Curiosidades - Baseado na obra de Thomas Mann.
- Prêmio Especial de 25º Aniversário do Festival de Cannes.
- Este é o 2º filme em que o diretor Luchino Visconti e o ator Dirk Bogarde trabalharam juntos. O anterior foi "Os Deuses Malditos" (69).
- No filme, Aschenbach é um compositor, e no livro o personagem é um escritor.
Comentário - O filme foi fortemente criticado pelos conservadores devido ao teor homossexual e pela conotação de pedofilia devido à paixão do compositor pelo garoto de aparência andrógina. Mas o filme é um bela e requintada obra de Visconti. Dick Bogarde interpreta de maneira magnífica o protagonista, o uso das sinfonias de Gustav Mahler é o que na verdade, conduz a estória. A direção de arte, os figurinos e a fotografia têm um requinte, assim como tinha Visconti. O filme discute a estética, e a estética do filme esta acima de qualquer discussão.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário