Minha Adorável Lavanderia - Stephen Frears + Biografia
Minha Adorável Lavanderia - Stephen Frears
Postado em 11/5/2012
My Beautiful Laundrette - Reino Unido - 1985
Direção - Stephen Frears
Roteiro - Hanif Kureishi
Gênero - drama - romance
Duração - 97 minutos
Elenco - Saeed Jaffrey, Roshan Seth, Daniel Day-Lewis, Gordon Warnecke.
Sinopse - Johnny é um jovem que se torna amigo de um paquistanês chamado Omar. Radicado na Inglaterra, Omar recebe a missão de cuidar da lavanderia de seu tio. Mas ele não imaginava os problemas que passaria a enfrentar. Sem dinheiro, mas com ótimas idéias para o negócio prosperar, Omar pede dinheiro emprestado a um traficante e convida o amigo Johnny para trabalhar com ele. Até que o inesperado aconte... Omar e Johnny apaixonam-se um pelo outro.
Curiosidades - Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original (Hanif Kureishi) em 1987.
- Filme que deu projeção internacional tanto ao diretor Stephen Frears quanto ao ator Daniel Day-Lewis.
Comentário - Frears mostra de maneira sensível e bem-humorada, sua versão sobre o preconceito ao homossexualismo e do racismo. Os personagens são complexos e mostrados de maneira realista e humana. O choque cultural entre paquistaneses e britanicos é retratado de maneira exemplar e Day Lewis já mostrava seu talento.
Nota - 8
Stephen Frears
Educado na Escola Gresham, Frears seguiu um longo caminho como cineasta local antes de aceitar a direção de produções maiores. Em 1968 dirigiu o curta-metragem "The Burning". Até 1984, dirigiu episódios de séries de televisão. A partir de "O Traidor" (84), no qual trabalhou com John Hurt e Terence Stamp, Frears se dedicou a dirigir filmes para a tela grande. Logo em seguida, vieram "Minha Adorável Lavanderia" (85) e "O Amor Não Tem Sexo" (87), ambos produções inglesas estreladas por atores como Daniel Day-Lewis e Vanessa Redgrave.
O início em Hollywood aconteceu com o grande sucesso de público e crítica "Ligações Perigosas" (88), que acabou ganhando três Oscar. A consagração se deu com "Os Imorais" (90), que lhe rendeu a primeira indicação à estatueta na categoria de melhor direção. O ritmo de trabalho não diminuiu, com produções como "Herói por Acidente" (92), e "O Segredo de Mary Reilly" (96).
Depois deste ciclo de trabalhos nos Estados Unidos, Frears se voltou novamente para produções inglesas, como "O Furgão" (96), "Terra de Paixões" (98), "Alta Fidelidade" (00), "Liam" (00), "Coisas Belas e Sujas", (03), "Sra. Henderson Apresenta" (05), "A Rainha"(09) que rendeu o Oscar para Helen Mirren, "Chéri"(09) e "O Retorno de Tamara"(10). "O Dobro ou Nada"(12), "Philomena"(13) e "Victória e Abdul - O Confidente da Rainha"(17) são seus filmes de destaque recentemente.
Comentários
Postar um comentário