Meu Pé Esquerdo - Jim Sheridan + Biografia
Meu Pé Esquerdo - Jim Sheridan
Postado em 10/4/2012
My Left Foot - Reino Unido/Irlanda - 1989
Direção - Jim Sheridan
Roteiro - Christy Brown (livro), Shane Connaughton e Jim Sheridan (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 103 minutos
Elenco - Daniel Day-Lewis, Brenda Fricker, Kristen Sheridan, Fiona Shaw.
Sinopse - O 10º de um total de 22 filhos de uma família pobre irlandesa, Christy sofre de paralisia cerebral tão grave que por vários anos ele é considerado um "tonto". Mas em uma luta apaixonada, ele utiliza o único membro sobre o qual conseguiu algum controle - seu pé esquerdo - para escrever um apelo para a única pessoa que pode ajudá-lo a conseguir desenvolver seu potencial: "Mãe". Essa é a primeira de muitas palavras - e trabalhos - que Christy irá utilizar para superar sua amarga solidão, raiva e sexualidade reprimida para assombrar o mundo com o talento sem paralelo - e felizmente revelado - de um verdadeiro artista.
Curiosidades - Ganhou 2 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Brenda Fricker). Foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
Comentário - Um drama emocionante sobre a superação das deficiências físicas e do preconceito, Day Lewis, um dos melhores atores da atualidade, interpreta de maneira magnífica um personagem magnífico. Sem cair no sentimentalismo barato, o filme é mostrado em flash-back a vida de Christy desde seu nascimento até seu reconhecimento como grande artista e escritor. Com momentos de humor, o filme nos deixa uma agradável lição de superação.
Nota - 9
Jim Sheridan
Sheridan começou sua carreira dirigindo e escrevendo peças para o palco. Ele se formou pela New York University’s Film School em 1981, e sua primeira produção para a telona foi o aclamado "Meu Pé Esquerdo", em 1989. Depois vieram "Terra da Discórdia"(90), "Em Nome do Pai"(93), "O Lutador"(97), esses dois também estrelados por Daniel Day Lewis, "Terra dos Sonhos"(02), a biografia de 50 Cent, "Fique Rico ou Morra Tentando"(05), "Entre Irmãos"(09), "A Casa dos Sonhos"(11) e "Os Escritos Secretos"(17).
Comentários
Postar um comentário