Meteoro - Diego de la Texera
Meteoro - Diego de la Texera
Postado em 15/6/2012
Meteoro - Brasil/Porto Rico/Venezuela - 2007
Direção - Diego de la Texera
Roteiro - Diego de la Texera
Gênero - aventura - drama
Duração - 115 minutos
Elenco - Claudio Marzo, Paula Burlamaqui, Daisy Granados, Leandro Hassum, Maria Dulce Saldanha.
Sinopse - No início da década de 1960, durante o período desenvolvimentista iniciado por Juscelino Kubitschek, uma equipe de trabalhadores é contratada para a construção da estrada federal Brasília-Fortaleza, unindo a recém-criada capital do Brasil com o Nordeste brasileiro. Entretanto, com o Golpe Militar de 1964, o grupo de trabalhadores é abandonado à própria sorte pelo governo em pleno sertão baiano. Um grupo de prostitutas, que mensalmente visitava os trabalhadores, também acaba permanecendo no local, após fortes chuvas que destruíram trechos da estrada e impediram a passagem do ônibus que as transportava. Os dois grupos passam por momentos difíceis, sem água e com pouca comida. Até que um meteoro cai do céu e acaba trazendo água. Assim, acaba sendo formada uma nova comunidade, batizada de Meteoro.
Curiosidades - Inspirado na história real de Nova Holanda, um vilarejo entre a Bahia e o Pauí que nasceu em função do isolamento dos trabalhadores e da impossibilidade do governo de Juscelino em ampliar a malha ferroviária na época.
- O filme foi realizado por uma equipe multinacional: o diretor é porto-riquenho, o responsável pelo som é o venezuelano Carlos Bolívar, o montador é o argentino Cezar D´Angiolillo, o diretor de fotografia é o italiano Renato Padovani, além dos atores Daniel Lugo que é porto-riquenho e Daysi Granados atriz cubana.
Comentário - Uma interessante co-produção entre Brasil, Venezuela e Porto Rico, o filme mostra o isolacionismo social e cultural de um vilarejo de maneira humana e bem humorada. Com imagens de rara beleza, algumas delas marcantes, e um ótimo elenco, que as vezes peca por atuações teatrais.
Nota - 7
Comentários
Postar um comentário