Mamãe Faz 100 Anos - Carlos Saura + Geraldine Chaplin

Mamãe Faz 100 Anos - Carlos Saura 


Postado em 8/5/2012 

                             

Mamá Cumple Cien Años  -  Espanha/França  -  1979

Direção - Carlos Saura

Roteiro - Carlos Saura

Gênero - comédia - drama

Duração - 95 minutos

Elenco - Geraldine Chaplin, Amparo Muñoz, Fernando Fernán Gómez, Norman Briski, Rafaela Aparício.

Sinopse -  Uma família aproveita a reunião de aniversário dos 100 anos da matriarca, para planejar sua morte e apoderar-se de sua herança. Mas apesar de fraca e doente, a Mamá ainda possui um caráter forte, impondo sua presença e autoridade frente aos seus individualistas e gananciosos filhos.

Curiosidades - Ganhador do Prêmio Especial no Festival de San Sebastián, do Prêmio da Crítica no Festival de Bruxelas e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Comentário - Em plena era da ditadura Franco, Carlos Saura usou a família como metáfora do regime ditador. A reunião familiar ocorre em meio a seduções, atrações e repulsas sexuais, traições, vinganças e um complô familiar para eliminar a matriarca. A matriarca representa a arcaica nação com seus valores religiosos, incapaz de se mover e vítima de um complô dos mais jovens que a querem morta. Saura mostra também a infantilização de gerações de espanhóis que viveram em uma sociedade repressiva e puritana.

Nota - 9



                                                                                       





Geraldine Chaplin



Geraldine Leigh Chaplin  -  Santa Mônica, Califórnia, 31 de julho de 1944.

Geraldine literalmente nasceu e vive entre os grandes mestres do cinema. Filha de Charles Chaplin e da atriz Oona O'Neill, estreou no cinema aos 8 anos em "Luzes da Ribalta"(52). Mais tarde, começou sua carreira como bailarina no Royal Ballet Academy e numa das apresentações da companhia em Paris, o diretor David Lean a viu e a escalou para viver a mulher de Omar Sharif em "Dr. Jivago"(65). No anos seguinte, participou do último filme dirigido por seu pai, "A Condessa de Hong Kong" e de "Cassino Royale".
Em 1967, ela conhece Carlos Saura, com quem se casa e cria os grandes papéis de sua carreira, começando em "Peppermint Frappé"(67) e se aprofunda com "Ana e os Lobos"(73), "Cria Cuervos"(76), "Elisa, Minha Vida"(77) e "Mamãe Faz 100 Anos"(79). Na década de 70, filma com Robert Altman "Nashville"(75), "Oeste Selvagem"(76) e "Cerimônia de Casamento"(79). Já nos anos 80, filma na França com Claude Lelouch, "Retratos da Vida"(81) e com Alain Resnais "A Vida é um Romance"(83) e "Quero Ir Para Casa"(89).
Em 1992, Geraldine viveu sua própria avó, Hannah Chaplin na cinebiografia de pai "Chaplin", de Richard Attenborough. Em 1993 faz "A Idade da Inocência" de Martin Scorsese e em 1994, "Jane Eyre" de Franco Zeffirelli. Filma com Pedro Almodóvar "Fale Com Ela"(2002) e em 2007 trabalha no terror "O Orfanato". Sua filmografia é composta por aproximadamente 100 filmes e Geraldine continua atuando de maneira frequente no cinema europeu e estadunidense.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks