Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita - Elio Petri + Gian Maria Volonté
Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita - Elio Petri
Postado em 15/7/2012
Indagine su un Cittadino al di Sopra di Ogni Sospetto - Itália - 1970
Direção - Elio Petri
Roteiro - Ugo Pirro e Elio Petri.
Gênero - drama - policial
Duração - 112 minutos
Elenco - Gian Maria Volontè, Florinda Bolkan, Gianni Santuccio, Orazio Orlando, Vittorio Duse.
Sinopse - O chefe da polícia de Roma mata a sua amante e tenta incriminar jovem esquerdista, que também tinha caso com ela. Por chefiar as investigações, ele tem certeza de que está acima de qualquer suspeita. Assim, não se preocupa em deixar pistas no local do crime que apontem diretamente para seu nome.
Curiosidades - Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
- Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes.
Comentário - Uma dura crítica às leis, à policia e ao poder italiano, onde o chefe da polícia chega a se divertir com a própria impunidade perante às evidências que o incriminam e a que seus companheiros fazem "vistas grossas" para isentá-lo de culpa. Um filme denúncia que só um especialista como Elio Petri poderia fazer. A excelente trilha-sonora de Enio Morriconne é outro destaque do filme. A brasileira Florinda Bolkan teve aqui sua mais marcante atuação no cinema italiano, mas quem brilha mesmo é Gian Maria Volonté.
Nota - 9
Gian Maria Volonté
Seu pai era um soldado fascista que, em 1944 estava no comando da Brigada Negra de Chivasso, e sua mão pertencia à uma rica família industrial de Milão. Passou uma infância difícil por causa da insegurança econômica familiar causada pela prisão de seu pai. Aos 24 anos entrou na Academia Nacional de Artes Dramáticas e teve sua primeira experiência como ator no telefilme "A Floresta Petrificada".
Estreou no cinema em 1960, no filme "Sob Dez Bandeiras" de Duílio Coletti. No ano seguinte participa de mais 4 filmes, com destaque para "A Moça Com a Valise" de Valerio Zurlini. Em 1964, atua em "Por Um Punhado de Dólares" de Sérgio Leone, iniciando assim, uma marcante carreira no "Western Spaghetti". Na década de 70, alcançou notariedade nos filmes políticos como "Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita"(70) de Elio Petri, "Sacco & Vanzetti"(71) de Giuliano Montaldo, "A Classe Operária Vai ao Paraiso"(71), também de Elio Petri e "Giordano Bruno"(73) de Giuliano Montaldo.
Atuou em mais de 50 filmes, onde também se destacam: "Por Uns Dólares a Mais"(65) de Sergio Leone, "O Incrível Exército de Brancaleone"(66) de Mario Monicelli, "O Círculo Vermelho"(70) de Jean-Pierre Melville e "A Dama das Camélias"(81) de Mauro Bolognini.
Faleceu em 1994, ao sofrer uma parada cardíaca durante as filmagens de "Um Olhar a Cada Dia" do diretor Theo Angelopoulos.
Comentários
Postar um comentário