Gritos e Sussurros - Ingmar Bergman
Gritos e Sussurros - Ingmar Bergman
Postado em 6/7/2012
Viskningar och Rop - Suécia - 1972
Direção - Ingmar Bergman
Roteiro - Ingmar Bergman
Gênero - drama
Duração - 91 minutos
Elenco - Erland Josephson, Harriet Andersson, Liv Ullmann, Ingrid Thulin, Henning Moritzen.
Sinopse - Mulher extremamente enferma recebe a visita de duas irmãs, que chegam para ajudar a criada a cuidar dela. Durante essa convivência, algumas verdades e raivas passadas virão à tona.
Curiosidades - Oscar de melhor fotografia.
- Ingmar Bergman explicou o uso da cor vermelha neste filme dizendo "Gritos e Sussurros é uma exploração da alma e desde a infância eu imagino a alma como uma úmida mebrana em diversos tons de vermelho".
- Bergman, que produziu "Gritos e Sussurros" com seu próprio dinheiro, não conseguiu encontrar uma distribuidora estadunidense que se interessasse em lançar o filme. As empresas alegavam que a produção não tinha apelo comercial. Roger Corman, que tinha acabado de deixar a American-International Pictures para criar sua própria companhia, aceitou distribuir o longa. Ele considerou bom se associar com um filme de um diretor de prestígio, pois daria classe à sua nova empresa.
Comentário - "Gritos e Sussurros" é tecnicamente uma das mais perfeitas realizações de Bergman e só isso já bastaria para ser obrigatório aos cinéfilos. O filme trata sobre a vida e a morte, a felicidade e os relacionamentos diversos entre as pessoas. A fotografia com acentuado uso da cor vermelha, é de uma beleza emocionante, assim como as músicas e todos os efeitos sonoros do filme. As soberbas e comoventes atuações das quatro mulheres protagonistas é de ficar eternamente em nossas mentes.
Nota - 9,5
Comentários
Postar um comentário