Gladiador - Ridley Scott

Gladiador - Ridley Scott


Postado em 9/5/2012 

                             

Gladiator  -  EUA/Reino Unido  -  2000

Direção - Ridley Scott

Roteiro - David Franzoni (roteiro e argumento), John Logan e Willian Nicholson (roteiro).

Gênero - aventura - drama

Duração - 155 minutos

Elenco - Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Oliver Reed, Richard Harris, Derek Jacobi, Connie Nielsen.

Sinopse -  Após vencer várias batalhas, o general romano Maximus quer apenas voltar para casa e rever sua família. Mas com a morte do Imperador Marcus Aurelius, que desejava fazê-lo seu sucessor, Maximus é perseguido por Commodus, filho do soberano. Ao escapar da morte, o ex-general torna-se escravo de um ambicioso e velho gladiador, que o leva a participar dos jogos violentos no Coliseu e a vingar o assassinato de sua mulher e filho.

Curiosidades  - Oscar de Melhor Ator (Russel Crowe), Figurino, Efeitos Visuais, Melhor Filme, Som e foi indicado aos de Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix), Direção de Arte, Fotografia, Direção, Edição, Trilha Sonora e Roteiro Original.
                     -  Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama, Trilha Sonora e foi indicado aos de Direção, Ator (Russel Crowe) e Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix).
                     - Durante as filmagens, Ridley Scott estava com o boné vermelho usado por Gene Hackman em "Maré Vermelha", filme dirigido por Tony Scott, seu irmão.
                     - O papel principal foi oferecido a Mel Gibson, mas ele recusou por achar que já estava velho demais.
                     - 24 bigas foram construídas, embora apenas seis apareçam no filme.
                     - Para compôr o cenário de "Gladiador" o diretor Ridley Scott mandou erguer uma réplica do famoso Coliseu em tamanho natural, em pleno Marrocos, onde boa parte do filme foi rodado.
                     - Durante as filmagens de "Gladiador" o veterano ator Oliver Reed faleceu, vítima de um ataque cardíaco. Como Reed havia participado de cenas capitais do filme, Ridley Scott pediu - e conseguiu - autorização da família para usar as imagens disponíveis e manter o personagem. Entretanto, o destino de seu personagem teve que ser modificado: ao invés de sobreviver, Proximus morre tentando salvar Maximus. As filmagens desta cena adicional tiveram o auxílio de outro ator, que teve seu rosto substituído digitalmente pelo de Reed.
                     - Este é o 1º de 5 filmes em que o diretor Ridley Scott e o ator Russell Crowe trabalharam juntos. Os demais foram "Um Bom Ano" (2006), "O Gângster" (2007), "Rede de Mentiras" (2008) e "Robin Hood" (2010).
                   
Comentário - Depois de mais de 3 décadas, Hollywood voltou a produzir um épico romano e Ridley Scott recriou a Roma antiga de maneira grandiosa, com cenários e efeitos especiais formidáveis. A estória é fascinante e as atuações dos atores excelentes. Cenas de batalhas e de lutas na arena são muito bem filmadas e de teor realista.

Nota - 8



                                                                                            





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks