Fanny e Alexander - Ingmar Bergman
Fanny e Alexander - Ingmar Bergman
Postado em 26/4/2012
Fanny och Alexander - Suécia/Alemanha/França - 1982
Direção - Ingmar Bergman
Roteiro - Ingmar Bergman
Gênero - drama
Duração - 188 minutos
Elenco - Pernilla August, Gunnar Björnstrand, Harriet Andersson, Erland Josephson, Lena Olin.
Sinopse - No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander, o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie, sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.
Curiosidades - Ao lado de "O Tigre e o Dragão", é o filme estrangeiro com maior número de Oscars ganhos, ganhou de filme estrangeiro, fotografia, figurino e direção de arte.
- Há versões com 188 e 197 minutos, além de uma versão do diretor com 312 minutos.
Comentário - Mostrado pelo ponto de vista de uma garota de 8 anos, Fanny e um garoto de 10 anos, Alexander, o filme alterna cenas de alegria, dor e exuberância para falar de família, infância e religião. Tecnicamente o filme é perfeito com direção magistral, roteiro excelente, fotografia belissima, figurino magnifico, direção de arte cuidando de minimos detalhes e um elenco de velhos companheiros de Bergman que dão um show de atuação.
Nota - 9,5
Comentários
Postar um comentário