Êxtase - Gustav Machatý + Hedy Lamarr
Êxtase - Gustav Machatý
Postado em 26/11/2012
Direção - Gustav Machatý
Roteiro - Robert Horky (livro), Frantisek Horký, Jacques A. Koerpel e Gustav Machatý (roteiro).
Gênero - drama - romance
Duração - 82 minutos
Elenco - Hedy Lamarr, Aribert Mog, Zvonimir Rogoz, Leopold Kramer, Emil Jerman.
Sinopse - Mulher jovem casa com homem de mais idade e descobre que ele não tem tanto tempo para ela. Em viagem para casa do pai de seu marido, descobre-se apaixonada e com desejo por outro homem.
Curiosidades - O filme foi censurado nos EUA pelo "codigo Hays" e só foi liberado com restrições em 24 de dezembro de 1940.
- Quando Hedy Lamarr se casou, seu marido tentou comprar todas as cópias do filme, devido à nudez da atriz.
Comentário - O filme criou polêmica na época, não só por mostrar pela primeira vez uma nudez feminina completa, mas também por ser o primeiro filme "não pornográfico" a tratar sobre o orgasmo feminino. Mas tudo é filmado de maneira sutil e sensível. Hedy Lamarr se tornaria uma grande estrela após o lançamento do filme.
Nota - 8
Hedy Lamarr
Hedwig Eva Maria Kiesler - Viena, 9 de Novembro de 1913 — Altamonte Springs, 19 de Janeiro de 2000.
Filha de pais judeus, estudou piano e balé até os 10 anos de idade. Já na adolescência fez diversos papéis em filme alemães.
No início de 1933 estrelou o filme de Gustav Machatý, "Extase", que a deixou famosa por aparecer nua, correndo por entre folhagens, mergulhando em um lago e simulando um ato sexual com direito a closes do orgasmo.
Ganhou fama de mulher misteriosa assim como suas contemporâneas Greta Garbo e Marlene Dietrich. Seus filmes tiveram sucesso razoável, mas sua carreira esvaeceu nos anos 50. Atuou com Spencer Tracy em "A Mulher que eu Quero"(40), brilhou em "The Heaventy Body"(43), atuou com James Stewart em "Come Live With Me"(41), e deu vida a "White Cargo"(42) no papel da sedutora Tondelayo. Seu maior sucesso nos EUA foi "Sansão e Dalila"(49).
Além de atriz, Lamarr inventou o sistema que serviu de base para os celulares. Durante a Segunda Guerra Mundial, criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas e o patenteou em 1940, usando o seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler.
Comentários
Postar um comentário