Era Uma Vez na América - Sérgio Leone
Era Uma Vez na América - Sérgio Leone
Postado em 15/4/2012
Once Upon a Time in America - EUA/Itália - 1984
Direção - Sergio Leone
Roteiro - Harry Grey, Leonardo Benvenuti e Enrico Medioli.
Gênero - drama - policial
Duração - 229 minutos
Elenco - Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern, Joe Pesci, Treat Willians, Danny Aiello, Jennifer Connelly.
Sinopse - Na década de 20, David Aaronson e Maximillian Bercouicz, dois amigos de descendência judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, Nova York. Gradualmente estes crimes assumem proporções maiores e a Máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais. Esta saga percorre desde seus dias de infância, atravessa o apogeu durante a Lei Seca e retrata o reencontro deles após 35 anos.
Curiosidades - O diretor Sergio Leone aparece em uma pequena ponta, interpretando um vendedor de bilheters na estação de ônibus.
- A versão de "Era uma Vez na América" exibida nos cinemas americanas tinha apenas 139 minutos, cerca de uma hora e meia a menos que a versão completa do filme. Após muitos protestos do público e da crítica especializada, o filme chegou a ser exibido na TV a cabo norte-americana em uma versão de 192 minutos. Já em vídeo foi lançada uma versão um pouco maior, com 227 minutos.
- Em entrevista dada em novembro de 1998, o filho do diretor Sergio Leone declarou que a Warner Bros e a Regency solicitaram a ele material extra para reeditar e lançar nos cinemas uma versão de "Era uma Vez na América" de 250 minutos, que seria a idéia original de Sergio Leone. Até o momento não se tem notícias sobre quando esta nova versão será lançada.
- Este é o 2º de 6 filmes em que Robert De Niro e Joe Pesci atuam juntos. Os demais foram "Touro Indomável" (1980), "Os Bons Companheiros" (1990), "Desafio no Bronx" (1993), "Cassino" (1995) e "O Bom Pastor" (2006).
- "Era uma Vez na América" é a última parte da trilogia feita pelo diretor Sergio Leone sobre a América. Os demais filmes foram "Era uma Vez no Oeste" (1960) e "Quando Explode a Vingança" (1972).
Comentários - Com uma excelente direção de arte, Leone mostra a dupla de gângsters desde a época da Lei Seca até o final dos anos 60. A trilha-sonora de Morricone é magistral, os movimentos de câmera no estilo de Leone é um prazer aos olhos e cenas inesquecíveis como a troca de bebês tornam o filme uma experiência prazerosa.
Nota - 9,5
Comentários
Postar um comentário