El Dorado - Howard Hawks + Robert Mitchum
El Dorado - Howard Hawks
Postado em 9/8/2012
El Dorado - EUA - 1966
Direção - Howard Hawks
Roteiro - Harry Brown (romance), Leigh Brackett (roteiro).
Gênero - faroeste
Duração - 126 minutos
Elenco - John Wayne, Robert Mitchum, James Caan, Charlene Holt, Paul Fix.
Sinopse - Um implacável pistoleiro se une a um antigo amigo, um beberrão que atualmente trabalha como xerife em El Dorado, e outros dois companheiros seus para ajudar um rancheiro e sua família a se defenderem de violentos membros de um rancho vizinho.
Curiosidades - Numa cena Mississippi dá ao xerife Harrah uma bebida para curá-lo da embriaguez. Os ingredientes incluem pimenta (cayenne), Ipecacuanha (um emético), mostarda, óleo de croton (que causa diarréia), Assa-fétida (pronunciada no filme acifedida) e pólvora.
Comentário - Hawks faz uma releitura de sua obra-prima "Onde Começa o Inferno", aqui, o bebum é o xerife, interpretado de maneira magnífica por Robert Mitchum. Alguns não entendem porque Hawks refilmou seu próprio filme, mas a resposta é simples. "Onde Começa o Inferno" é tão genial que qualquer outra versão, desde que feita por alguém com o talento de Hawks, é sempre bem-vinda, ainda mais se tiver John Wayne.
Nota - 8,5
Robert Mitchum
Como um sujeito durão e indiferente, com ar sonolento, ele fez mais de 100 filmes, mas só foi reconhecido no final da carreira. Mitchum teve uma juventude inquieta de trabalhos subalternos e até uma carreira de boxeador, entrou para o cinema fazendo filmes B após atuar em teatros locais.
Sua única indicação ao Oscar foi por "The Story of G.I. Joe"(45). Representou soldados, aventureiros, detetives particulares e foi um belo par para atrizes principais, de Loretta Young a Marilyn Monroe. Seu papel mais notável foi o do louco religioso de "O Mensageiro do Diabo"(55), seu papel favorito foi o de um marinheiro preso em uma ilha tomada pelos japoneses, com Deborah Kerr, em "O Céu é Testemunha"(57).
Sua presença manteve sua força, transpirando ameaças em "Circulo do Medo"(62), cansaço em "Os Amigos de Eddie Coyle"(73) ou como Philip Marlowe em "O Último dos Valentões"(75). Fez também o papel do marido enganado em "A Filha de Ryan"(70). Atuou em outros grandes filmes como: "Fuga do Passado"(47), "Seu Tipo de Mulher"(51), "Macau"(52), "O Rio das Almas Perdidas"(54), "Lábios de Fogo"(57), "A Raposa do Mar"(57), "O Mais Longo dos Dias"(62), "Dois na Gangorra"(62), "A Lista de Adrian Messenger"(63), "El Dorado"(66), "A Batalha de Anzio"(68), "Operação Yakuza"(74), "O Último Magnata"(76), "Os Amantes de Maria"(84), "Cabo do Medo"(91), "Dead Man"(95).
Morreu em 1997, devido a complicações do câncer de pulmão e enfisema.
Comentários
Postar um comentário