Dr. Fantástico - Stanley Kubrick
Dr. Fantástico - Stanley Kubrick
Postado em 24/4/2012
Dr. Strangelove or : How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb - Reino Unido - 1964
Direção - Stanley Kubrick
Roteiro - Peter George, Stanley Kubrick e Terry Southern.
Gênero - comédia
Duração - 93 minutos
Elenco - Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens, James Earl Jones.
Sinopse - As possíveis conseqüências caso um anticomunista e louco general americano desse a ordem de bombardear a União Soviética com o objetivo de ficar livre dos "vermelhos", sem se dar conta de que este ato seria provavelmente o início da Terceira Guerra Mundial.
Curiosidades - O título que "Dr. Fantástico" recebeu inicialmente no Brasil é nada mais do que a simples tradução do título original do filme: "Dr. Fantástico Ou Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba". Com o tempo, porém, tal título nacional foi abreviado para "Dr. Fantástico".
- "Dr. Fantástico" foi filmado nos estúdios Shepperton, em Londres, especificamente para acomodar Peter Sellers, que precisava estar na Inglaterra para dar andamento ao seu processo de divórcio.
- "Dr. Fantástico" é baseado no livro "Alerta Vermelho", escrito pelo ex-tenente da Força Aérea Britânica Peter George, que lançou o livro sob o pseudônimo de Peter Bryant em 1958. Porém, Kubrick só conheceu o livro em 1961 em uma visita ao Instituto de Estudos Estratégicos de Londres, quando comprou os direitos para sua adaptação para o cinema.
- No livro de Peter George as duas bombas H eram chamadas de "Hi There!" e "Lolita". Por coincidência, o diretor Stanley Kubrick havia dirigido justamente "Lolita" dois anos antes de rodar "Dr. Fantástico".
- O ator Peter Sellers inicialmente faria não três mas quatro personagens em "Dr. Fantástico".Ele apenas não interpretou também o personagem Major T.J. "King" Kong devido ao grande esforço físico que o papel lhe exigia e pelo fato de Sellers ter quebrado o tornozelo após terminar a filmagem dos outros três papéis.
- Sellers improvisou a maior parte de suas falas.
- George C. Scott ficou injuriado com Stanley Kubrick por sua pressão por um tipo de atuação. Ele jurou nunca mais trabalhar com Kubrick, embora esta seja considerada uma de suas melhores performances.
- Primeiro filme de James Earl Jones.
- Em uma das versões do roteiro, alienígenas observavam toda a ação no filme.
- Kubrick pretendia encerrar "Dr. Fantástico" com uma batalha de tortas entre os generais na Sala de Guerra. Desistiu da idéia para não exagerar no tom irônico.
"Senhores, por favor, não podem brigar aqui no Salão de Guerra!"
Comentário - Em uma época que o mundo vivia a Guerra Fria, Kubrick ousou em transformar um livro sério em uma ácida e hilária comédia. Peter Sellers brilha ao interpretar três dos cinco personagens principais: o capitão do grupo britânico Lionel Mandrake, o presidente e o Dr. Fantástico. Uma sátira poderosa com humor-negro, diálogos impagáveis e cenas marcantes como o caubói montando o míssil ou a sinfonia de cogumelos atômicos ao som de "We´ll Meet Again".
Nota - 9,5
Comentários
Postar um comentário